Definindo uma dieta (parte 1)

Um artigo acabadinho de fazer.

Resolvi escrever um artigo sobre algumas noções básicas que acho que todos deveríamos saber na ora de definir uma dieta. Na minha opinião é nesta fase que muitas pessoas se atrapalham, uma vez  que desconhecem certas noções que fazem toda a diferença para uma perca de peso sustentável..
Espero que gostem 🙂

Definindo uma dieta
Ora bem, um dos passos mais importantes na perca de peso é a alimentação, portanto é por aqui que vamos começar, definindo o que é uma dieta e que tipos de dietas existem.

Matematicamente falando, no nosso organismo nada se perde e tudo se transforma!

Portanto se ingerimos mais calorias do que as que gastamos no dia-a-dia, provavelmente vamos engordar, pois essas calorias à mais transformar-se-ão na indesejada gordura.
Fazendo o processo inverso, gastando mais calorias do que as que ingerimos, o resultado só poderá ser emagrecer!

Não há poções mágicas!

Uma dieta saudável deve ser composta pelos macronutrientes: proteínas, hidratos de carbono e gorduras, bem como outros nutrientes necessários para uma boa saúde, como as vitaminas, os sais minerais e as fibras.
Estar em dieta significa apenas isso, alimentarmo-nos com certos tipos de alimentos numa determinada quantidade de acordo com um objetivo, que na maioria dos casos é diminuir ou aumentar o peso corporal.

Noções básicas & conceitos

Metabolismo – Algumas pessoas tem um metabolismo lento e com isso a dificuldade em emagrecer e ou manterem-se magras, pois um metabolismo lento leva a um fácil acumular de gordura.
Outras pessoas tem um metabolismo médio e algumas um metabolismo rápido.
Seja qual for o caso é sempre possível proceder ao aumento da nossa taxa metabólica.

A Taxa metabólica Basal (TMB) – É o nome dado a velocidade que o corpo queima calorias.
A taxa metabólica de cada individuo é determinada em grande parte por características genéticas.

Ou seja cada pessoa possui uma certa quantidade de calorias necessárias para se manter durante um dia. Esse valor calcula-se de forma indireta e individualizada a partir de cálculos, utilizam os valores do peso corporal a altura o género sexual e ainda o tipo de trabalho e / ou a atividade que o individuo realiza no seudia-a-dia.
Clique aqui e faça o seu cálculo.

Existem 3 tipos de dietas

1º Dieta Hipocalórica
Esta é a mais comum das dietas, significa dieta para perder peso.

Para emagrecer o saldo calórico diário precisa ser negativo, precisamos então diminuir a ingestão calórica diária.
Fazemos isso de duas formas simples, comer menos e/ou praticar exercícios físicos que consumam as calorias ingeridas, só assim conseguiremos um défice calórico (saldo negativo). E como já mencionei a pouco, se gastarmos mais calorias do que as que ingerimos o nosso peso irá reduzir.

2º Dieta Hipercalórica
Esta dieta também é comum, significa dieta para aumentar peso.

Neste caso, procede-se de forma oposta, ou seja ingerindo mais calorias a fim de que haja um excedente, em relação a prática de exercícios físicos, estes também serão nossos aliados, pois é no ginásio que iremos fazer um trabalho que nos permitirá ganhar massa muscular (hipertrofia).

3º Dieta de manutenção
Como o próprio nome indica, esta dieta serve para manter o peso.

Neste caso, a nossa dieta é calculada de forma a haver um equilíbrio entre as calorias que ingerimos na nossa alimentação e as que gastamos nas nossas atividades diárias, incluindo a prática de exercício.

E então já deu para perceber que não existe receitas milagrosas! Basicamente aumentar ou diminuir o peso é possível através do controle calórico diário, de acordo com seu objetivo.

Ladies motivem-se não deixem para amanhã o que podem começar hoje, pois só depende de vocês

Be fit! get strong!

Definindo uma dieta (parte 2)

Written by Power Fit Couple