O fitness & Eu
Um pouco sobre mim em 83 palavras!
Chamo-me Etelvina Neves sou Angolana de gema e atleta de powerlifting, para além de tudo e como toda a mulher sou uma apaixonada pelo mundo da moda, beleza e tudo o que tem a ver com o nosso universo feminino. O meu fascínio pelo fitness nasceu depois.
Criei o Altamente Calórico para poder compartilhar com vocês um bocadinho sobre o que é para mim o mundo fitness, o meu dia-a-dia as minhas experiências e dicas sobre o que resultou em mim.
But first things first, o Fitness & eu como tudo começou
Durante o ano de 2011 depois de algumas mudanças a nível emocional, pessoal e profissional, num período de 2 anos engordei cerca de 15 kgs.
Fui engordando pouco a pouco, claro as roupas iam apertando mas eu não via isso, e fui engordando um pouco mais e as roupas apertando um pouco mais e eu continuando sem ver! Por não queria ver..
Até que num Verão numa tarde de praia sol e amigos descobri a minha verdadeira forma física, como se tivesse aberto pela primeira vez os olhos e realmente tivesse visto a verdadeira forma física em que se encontrava esta moça, em tempos detentora de um corpo de modelo…
É desta pensei! … Inscrevi-me num ginásio, toda motivada!
O meu corpo armazenou toda a gordura extra na minha zona abdominal e coxas, (a famosa gordura localizada), portanto uma vez no ginásio, todos os meus esforços eram centrados em atividades aeróbicas com num único objetivo em mente, a perca de gordura abdominal.
Nessa época, eu tinha uma visão bastante preconceituosa sobre as mulheres que faziam um verdadeiro treino de musculação, costumava dizer que treino pesado não era para mim, que o corpo delas era feio, que os seus membros inferiores pareciam de cavalinhos e eu não queria ficar deformada (só agora vejo o quanto eu estava errada).
O meu plano era simples! Queria apenas voltar a ser a feliz “falsa magra” que sempre fui.. e estava decidida a fazer o esforço necessário até que a balança me mostrasse um número simpático, com o qual eu me sentisse a vontade.
Com o passar do tempo, comecei a perceber que queria mais, os meus gostos foram mudando, agradava-me cada vez mais a ideia de poder esculpir o meu corpo! Sabia que queria e podia ir mais longe… O meu destino agora era outro, queria ser um “avião”..
Caindo na realidade, apercebi-me que nem sempre conseguimos o que queremos, ou melhor a verdade é que sozinhos sem conhecimentos e principalmente sem orientação de um profissional pode ser complicando atingir os resultados desejados (há pessoas que frequentam ginásios há anos e não vêm resultados) e era isso que estava a acontecer comigo.
Eu tive a sorte ter conhecido uma pessoa com formação na área da musculação e cardido fitness, que para além de ser atleta tinha experiência de treino de ginásio há mais de 14 anos (um rapagão lindo e dono de um corpo todo ele trabalhado e mesmo a meu gosto), que foi uma peça fundamental na transformação que fiz em pouco menos de 1 ano e que teve como base um programa de reeducação alimentar e treinos de musculação.
Foi no decorrer dessa jornada que ganhei gosto pelo treino de pesos e espírito de competição começando a participar em competições de powerlifting.
Em suma muitas pessoas têm o desejo de mudança, mas sem ajuda de um profissional perdem a motivação e acabam por desistir. Se há coisa que me daria gosto é poder partilhar com a mulherada a minha experiência pessoal e o que resultou comigo, desde treinos a dicas de alimentação usando sempre uma linguagem de fácil compreensão.
Espero poder ser útil 🙂
Boa noite Etelvina 😀
Gostei imenso de ter encontrado este blog! És já uma inspiração e já devorei grande parte dos teus posts =)
Eu comecei a sério este ano com a reeducação alimentar, que já tenho há 3 anos mas pelo meio vou pecando um pouco, serve para ir mantendo o peso e a saude a reeducação mas este ano quis mesmo auto-disciplinar-me!
Em termos de peso tenho a perder entre 6 a 8 kg para ter aquele peso perfeito lol (que não acho muito…) mas em termos de gordura meus deus tenho imensa! E porque nunca fiz desportos e agora muito menos.
Entretanto lá vou correndo (este ano) mas visto esta não ser a minha área venho te pedir uma ajudinha =)
Beijinhos!!
Olá Ana Marques 🙂
Desculpe a demora desta resposta.
Fico muito contente em saber que o blogue serve de motivação para si.
A Ana já deu na minha opinião o passo mais importante quando alguém pretende uma transformação física, parece cliché, mas é verdade que tudo começa na reeducação alimentar (confesso que isto foi para mim a parte mais difícil, sempre fui de bom garfo e boa boca). É tudo uma questão de hábito e perceber que realmente temos que meter um esforço adicional para atingir os resultados que tanto ansiamos. O pouco que tenho aprendido com a minha experiencia vou colocando aqui no blogue. Um conselho que lhe dou é que tenha em mente qual o seu objetivo e lute por ele. Falou em perder alguns quilos, não pense em peso, pense antes que o objectivo é perder massa gorda.
O ideal seria conciliar as suas corridas com algum trabalho de ginásio e talvez aumentar o consumo de proteína na sua alimentação, caso não o tenha já feito. Lembre-se que é tudo um processo que leva o seu tempo, mas se for motivada chega lá!
É claro que terei todo o prazer em dar algumas dicas, sempre que tiver duvidas, e quiser a minha opinião, sinta-se a vontade.
Beijinho grande e mantenha-se firme! 😉