Transforma o teu corpo!! 3 dicas importantes (alimentação)

Quando se fala em frequentar um ginásio, muitas pessoas criam uma imagem mental relacionada com rotina, algo do género:

Chegar ao ginásio, agarrar alguns pesos fazer umas series, tirar umas selfies, ou então, escolher uma ou duas aulas de grupo, fazer essas aulas de grupo, socializar com a malta, e no final, agora no balneário ou até mesmo no carro, fazer o tradicional batido de proteína, et voilá, está feito por hoje, no dia seguinte repeat!

Chegando fim de semana (ou outro dia qualquer) é altura da cheat meal como recompensa do trabalho e dedicação, muitas vezes a refeição livre se transforma numa semana inteira de refeições livres! Kkkkk {ler sobre isto aqui}

Chegando ao fim do mês , é tempo de medir os progressos, apenas para verificar que, afinal não há assim tantos progressos!

É então que olhamos para traz e nos apercebemos que afinal de contas, não há mudanças dramáticas porque na realidade não fazemos nada de dramático para que isso aconteça!

Simplesmente estamos confortáveis com a nossa rotina, e como dizia o outro, se queres ter resultados que nunca tiveste, se calhar é melhor fazer algo diferente do que andas a fazer e levar a coisa a sério (esta é a minha adaptação kkkk).
Depois vem a recompensa de realmente alcançar algo diferente e de grande valor para nós! Uiii que sensação boaaaa!!

Atenção que não há nada de errado em rotinas, muito menos em não haver resultados, o errado é queixarmos-nos quando não os temos, principalmente quando andamos no ginásio há anos, com o mesmo objetivo, perder ou ganhar peso, perder ou ganhar força, etc.

Quando procuramos resultados relacionados, por exemplo com o nosso corpo, há pequenas alterações nas nossas rotinas que podem fazer toda a diferença e é sobre isso que queria falar hoje.

1.Saber quantas calorias gasta o nosso corpo!
Conheces o teu metabolismo?

O gasto calórico basal (metabolismo basal), é a totalidade de energia gasta pelo nosso organismo apenas para manter as funções vitais, como respirar, bombear sangue etc.)

O gasto energético total é a soma do metabolismo basal + a energia que gastamos nas nossas atividades diárias. Podes fazer o cálculo {aqui}

Porque é importante saber estes valores?

Ora porque se quisermos emagrecer, manter ou aumentar o nosso peso corporal, é importante saber se teremos que ingerir, uma menor quantidade, a mesma ou uma quantidade maior de calorias. Ora e sem números não se faz matemática, sem esses valores também não há magia.
Já temos um tema sobre como planear uma dieta no blog PARTE 1 {link} // PARTE 2 {link}.   E isto leva-nos ao próximo ponto.

 

2.Pesar a comida!
Será mesmo importante pesar a comida?

Sim! Isto porque ingerir calorias em excesso e muito mais fácil do que pensamos, as vezes basta  beber um sumo natural!

Imaginem que, em cada refeição ingerirmos 150 kcals a mais, no fim de por exemplo 4 refeições já levamos um avanço de 600kcals, obviamente será prejudicial aos nossos resultados.
De nada adianta treinar muito, se depois ou não comemos o suficiente ou então comemos a mais.

Mas calma, não tem de viver agarrados a balança para o resto da vida! Muito menos leva-la convosco quando vão jantar fora, isto porque com o passar do tempo irão ganhar um “olho treinado” e conseguirão saber +/- qual o peso de determinada porção de comida.

A comida deve ser pesada crua ou cozida?

Tanto faz, o importante é ter noção que por exemplo, os valores do frango cozido são diferentes do frango cru, ou seja se tivermos 100 grs de frango cru e o formos em seguida grelhar, depois de grelhado o frango terá menos peso, porque no processo perdeu parte do peso em água.

Da mesma forma, por causa da água, 100 grs de frango grelhado, tem muito mais proteína, do que 100 grs dele cru, entendem? basta escolher com que valores queremos trabalhar, cru ou cozido.

3. Saber qual a diferença entre alimentos e micronutrientes!
Como assim?

Ora enquanto que para muitos pode parecer simples a diferença (e ainda bem) para quem começa agora a jornada, é importante relembrar que alimentos e nutrientes não são a mesma coisa

Alimento é algo mais geral e nutrientes algo mais específico quanto à composição, para não falar da água e outros matérias orgânicas.

Nutrientes são os elementos que compõem os alimentos e são estes que são usados pelo organismo com o objetivo de produção da energia necessária para este funcionar corretamente.

E porque é isto importante?

Porque, por exemplo quando temos que pesar a comida temos de ter em conta as gramas de cada nutriente presente em determinado alimento e não o peso do alimento em si.

Por exemplo:

Ao montarmos a nossa dieta, devemos estabelecer um rácio adequando entre os macronutrientes, proteínas, hidratos e gorduras.
Podemos usar algo do género na totalidade das calorias que temos para ingerir em 24h (100%) 40 % deverá ser proveniente das proteínas + 40% de hidratos e 20% de gorduras boas. Ps: existem outras divisões, esta é a que nós usamos.

Como podem calcular é indispensável saber que cada alimento tem X gramas de Hidratos + X gramas de proteína + X gramas de gorduras.

Usando novamente o exemplo do frango cozido, em 100 grs de frango é isento de hidratos, apenas 30grs são de proteína e 8grs são de gordura, mais uma vez é o valor dos macronutrientes que temos de ter em conta na pesagem e não do alimento em si.

Não se preocupem que não tem de saber estes valores de cor, existem inúmeras aplicações que podemos consultar, como por exemplo o fatsecret

Como já não é novidade o segredo para a mudança no nosso corpo, está no equilibro entre o que comemos e o treino que fazemos, e um não é mais importante que o outro.
A meu ver, no que toca a alimentação, ter estes 3 pontos bem presentes são a base para resultados concretos.

Esperamos que este tema seja útil, que façam as vossas continhas todas, usando as informações disponibilizadas nos links ao longo do artigo.

Em breve iremos trazer outro tema em relação aos pontos que podem falhar no vosso treino e no final laçaremos um desafio, super interessante!

Beijinhos e abraços
PFC

Written by Power Fit Couple