cheat meal e cheat day – a estragar resultados de uma semana!!
Vou poder comer e beber de tudo até arrebentar, e depois o que era suposto ser apenas uma cheat meal transforma-se num cheat day e de repente sem saber bem como, passou-se um cheat weekend.
E aí vem o peso na consciência! Será que há pior sentimento do que saber que o trabalho / dedicação de 1 semana foi deitado fora em 2 dias.
Por conversas que temos tido com algumas pessoas, notamos que ainda há bastantes dúvidas sobre para que serve uma cheat meal, quem deve fazer e quando se deve fazer.. vale a pena voltar a ler um tema que já publicamos (aqui), que responde de forma simples a estas questões…
Assim fazendo um resumo.
Ser você tem uma alimentação variada durante a semana, não existe uma real necessidade de cheat meal, (no verdadeiro sentido da coisa), muito menos de cheat day.
Uma das principais causas do descarrilamento de uma cheat meal é a extrema restrição!
Quem nos segue sabe que estamos longe de ser um casal totalmente radical, somos a favor da reeducação alimentar e adaptação dos alimentos que gostamos na nossa dieta. Talvez um pouco ao estilo do IIFYM.
Note-se que quando falamos em dieta, falamos como escolha alimentar e não como regime alimentar, entendem a diferença, certo?
Voltando a Restrição
Imagine uma pessoa que durante a semana inteira faz um plano alimentar muito restrito, come sempre a mesma coisa, cozinhada da mesma forma, ou que agarra uma dessas dietas loucas que existem por aí.
Quando chegar ao fim de semana, na hora de fazer a referida cheat meal, essa pessoa vai ter tanto apetite, tanto craving que se deixarem até os ímanes no frigorífico era capaz de comer! Rssrsrsr
Se não houver auto controle a probabilidade de haver desastre é grande!
O que acontece é que mesmo que tenha conseguido um bom défice calórico durante toda a semana chega ao fds e estraga tudo. Será que, vale a pena?!
Dicas
- Escolha uma refeição livre na semana.
- Faça pequenas concessões durante a semana, para não ter vontade de comer este mundo e o próximo durante o fds 😛
- Se apetecer beber uma taça de vinho beba,
- Se seus amigos convidarem para jantar fora, vá
- Tenha perfeita noção das suas necessidades calóricas diárias e jogue com elas
- Saber o que pode comer, quando pode comer e a quantidade em que pode comer é importante e faz toda a diferença. Fale com um nutricionista
Reeducação alimentar é vida!
Ler mais sobre este tema aqui
Se optar por reeducação e não pela restrição, se aprender a alimentar-se de forma correta e se fizer as devidas adaptações, não vai sentir nem um pouco a necessidade de “afogar-se” em comida no fim de semana!
E no caso de alguém se estar a perguntar se nunca saímos da dieta, saímos sim, se nos apetecer ir jantar fora vamos mas usando de moderação.
Beijinhos e Abraços
PFC
Leave a Comment