O impacto do álcool no organismo

Fit people também vão para a night 🙂

Hoje os horários estão desregulados!
Pequeno-almoço ao meio dia, almoço as 3 da tarde.. o lanche vai ser agora entretanto e será também o pré treino..

E agora a pergunta, este atraso nos horários é porquê?
Tudo porque ontem, depois de sairmos do modo Fast and Furious 7 (que a propósito é muito bom filme e recomenda-se) fomos sair à noite, Sim ouviram bem 🙂 Fit people também saem a noite!

Nós não vamos ser hipócritas, e dizer que deixamos de ir até um bar ou discoteca e que no nosso corpinho de atletas não entra um pinga de álcool..

Como já frisamos anteriormente, na vida tudo é uma questão de equilíbrio e bom senso.
We are getting real, gostamos de sair e divertir como qualquer mortal, apenas temos atenção a detalhes que podem fazer toda a diferença. Numa saída a noite o principal vilão é o álcool e por esse motivo lembramos nos de trazer este tema até ao blogue.

O impacto do álcool no organismo

Considerando que o comum mortal quando sai a noite acaba por consumir álcool, é importante lembrar-se de que:

  • O álcool contem calorias vazias, (calorias vazias porque são calorias que não possuem nutrientes significativos para o corpo), contribuindo, assim, para o aumento de peso, afetando também o organismo e prejudicando na absorção dos nutrientes provenientes de outros alimentos.
  • O corpo humano reconhece o álcool como uma toxina, assim, prioriza a sua eliminação e deixa em segundo plano a queima da gordura, dos hidratos e das proteínas.
    Por esse motivo, quanto maior o consumo de bebidas alcoólicas, menos gordura é queimada e mais os alimentos são armazenados como gordura.
  • Meninas e meninos que gostam de beber atá cair, pensem assim, a gordura localizada na cintura pode ganhar alguns centímetros com o consumo excessivo do álcool, e apenas cerca de 5% do álcool ingerido é eliminado diretamente através da expiração, saliva, transpiração e urina, o restante passa rapidamente para a corrente sanguínea através das paredes do estômago

A ressaca e como o álcool afeta o organismo

A ressaca é um conjunto de sintomas da intoxicação que acontece quando se bebe demais.
Para absorver e metabolizar o álcool, o organismo tem que se desdobrar numa serie de mecanismos, assim, acaba sobrecarregando todos os órgãos envolvidos no processo.

O fígado é o que mais sofre, uma vez que é o órgão principal na produção das enzimas que absorvem o etanol.
Mesmo após o álcool sair do organismo, a concentração dessas enzimas ainda é alta e o fígado “pede” mais álcool para processar, o fígado demora a entender que deve parar de trabalhar em modo bêbado, e isso gera um desequilíbrio que desorganiza todo o metabolismo.

O sistema nervoso, também se adapta neste processo e adequa-se ao ritmo do corpo, e acompanha a crise de abstinência.

O resultado geral é dor de cabeça, desidratação, enjoo e extremo cansaço, sintomas que quem já bebeu em excesso, vulgo apanhou bebedeira de caixão à cova conhece bem 😛

O melhor conselho que se pode dar

O ideal é não beber, se beber beba com moderação.
Ingerir bastante água após uma saída é de extrema importância, pois ajuda a diminuir a desidratação, e principalmente facilita o trabalho do fígado e dos rins, a eliminar mais rapidamente os resíduos tóxicos do organismo.

Lembre-se não existe remédio que impeça a intoxicação causada pela ingestão de álcool, apenas ajudam a diminuir o mal-estar.
E após uma saída a noite NUNCA e em qualquer circunstância SE ESQUEÇA DE ingerir bastante água, a ressaca não é dos males o pior que o álcool pode causar ao organismo.

Agora o cliché (mas verdade), se beber não conduza, se conduzir beba com moderação ou melhor não beba!

Be happy, enjoy life but whit moderation

Written by Power Fit Couple