Mulheres, o sexo mais frágil, será?

Certamente é cada vez maior o número de mulheres a aderirem a prática de musculação, e ainda bem!
No entanto, existe aqui ainda uma barreira a ser quebrada, o medo da força! medo de treinar com mais carga, cada vez mais carga, e tornarem-se mais fortes..
Deixar de lado frases como: não sou capaz, ai e tal, não tenho força..
E por isso mesmo, hoje vamos falar de força!
A força muscular total de uma mulher é em média 63,5% da força de um homem.
A força isométrica dos membros superiores é de 55,8% e a força isométrica dos membros inferiores de 71,9%. Atenção quem diz não sou eu, mas o Sr. Laubach e lá atrás em 1976…
Sim porque se fosse eu, diria apenas que há por aí mulheres, bem mais fortes que muitos homens (e não estou a falar só de musculação, me desculpem os seres do sexo oposto 😀 rsrsrsr)
Voltando ao tema, esses dados são referentes à força muscular absoluta, pois se formos fazer comparações, tendo em conta o peso ou a massa muscular, as diferenças entre homens e mulheres podem ser muito menos expressivas.
Segundo Gettman e Pollock, estudiosos da área, o pico de VO2 (capacidade máxima de um corpo transportar e metabolizar oxigênio durante atividade física) para as mulheres aumenta em média 8% como resultado de um treino com pesos, de 8 a 20 semanas, enquanto que para os homens, no mesmo período de tempo, aumenta apenas 5% .
E assim, fica aqui comprovado que essa história de que a mulher é sexo frágil, é mesmo só isso, história 🙂
Pronto, meninas não comecem a pensar, uii que vou virar bicho.. Se formos a falar em percentagens, os valores podem ser iguais ou superiores nas mulheres, mas em termos de aumentos absolutos, os homens ganham é claro!
Não nos podemos esquecer que os homens têm mais testosterona que as mulheres, o que explica maiores ganhos de massa muscular, facto que por si só é um alívio para as meninas não querem praticar musculação com medo de “crescer” e ficarem menos femininas, e uma má notícia, para as desejam um corpo com tamanho muscular de uma culturista 🙁
Portanto não há motivos para ter medo!
Let’s get strong, fit and fiercely fabulous!
Leave a Comment