Redes sociais e a autoestima

Desejar ser outra pessoa e criticar os demais pior que perca de tempo é desperdiçar a pessoa que você é <3

VAMOS CONVERSAR
“Aceita-te como és” “não exijas demasiado de ti” “minguem é perfeito”

Ultimamente essas afirmações tem aparecido frequência nas redes sociais, em particular em publicações que fazem uma reflexão sobre as relações complexas e problemáticas que muitas pessoas desenvolvem com as redes sociais. Gerando toda uma onda de alerta, sobre os problemas que o instagram e outras mídias sociais podem causar na auto estima de algumas pessoas.

Mas não será quando exigirmos mais de nós, que saímos da nossa zona de conforto?

Sobre as redes sociais

Obviamente que o instagram tanto pode ser um poço infinito de inspiração e uma maneira de se familiarizar com as diferentes perspectivas e opiniões de uma ampla variedade de pessoas de cantos díspares do mundo, como também uma porta aberta para frustrações e problemas de autoestima.

Mas quando a inspiração se transforma em comparações, quando as pessoas que escolhemos seguir exacerbam nossas ansiedades em vez de enriquecerem as nossas mentes e quando gastamos uma boa parte da nossa energia mental a comparar a nossa vida com as demais pessoas, onde será que está a maior parte do problema?

Nas instagrammers que partilham os melhores pedaços do seu dia-a-dia ou em nós? No nosso intimo? Será que seria mais saudável se todos partilhássemos os piores ângulos da nossa vida ao invés do melhor com objetivo de motivar com responsabilidade e consciência?

Sobre as comparações.
A galinha da vizinha é mais gorda

A verdade é que é da natureza humana comparar, e esta comparação acontece tanto dentro com fora das redes sociais.
Mas nem tudo é negativo, se a comparação pode servir como impedimento no nosso próprio crescimento e induzir-nos a ver as conquistas dos outros como indicador do nosso fracasso, pode igualmente servir para alinhar o nosso foco dos nossos objetivos.

Se optarmos por ver nos outros o que podemos melhorar em nossa vida, quais as características e qualidades que as outras pessoas tem que nós gostaríamos de cultivar em nós, e quais os hábitos mais saudáveis que gostaríamos de adotar.

Não porque queremos ser melhor melhor que alguém, mas antes melhores do que somos agora.

Não adianta de muito dizer que os corpos e a vida e das insta models e it girls não são perfeitos,, porque isso todas nós já sabemos certo?!.. e até elas caem na armadilha da comparação.

Às vezes precisamos dar um passo para trás e perceber que a vida não é uma competição; não existe só um tipo de beleza, estilo ou sucesso, que muitas vezes apesar das mídias socias poderem ser uma grande fonte de inspiração, quando estas desencadeiam em nós inseguranças e frustrações, muito provavelmente é um indicador que algo não está bem em nós e em vez de desperdiçar-mos tempo e energia analisando os outros, devíamos analisar antes a nós mesmas!

Porque será que o perfil desta pessoa mexe tanto comigo? Quais as minhas inseguranças? Estará aqui alguma lição que posso retirar para mim? Porque não estou a ser capaz de realmente controlar o efeito que as redes sociais têm na minha vida?

Talvez seja hora de uma desintoxicação.

Deixar de seguir pode ser uma decisão acertada, sair da internet e viver no mundo real, definir nos nossos próprios objetivos. Desejar ser outra pessoa além de perda de tempo é desperdiçar a pessoa que você é e você é a única pessoa com quem pode se comparar.

Para resumir

Ignore o que todo mundo está fazendo e alcançando. A sua vida é sobre quebrar seus próprios limites e superar-se e não competir com o mundo inteiro. Concentre-se em em si não nas outras pessoas.
Acho que às vezes todos precisamos deste lembrete!

Então e vocês? Comparação é algo que lutam contra? Deixem a vosso opinião nos comentários.

Bjs e abraços

Etelvina

Written by Etelvina e Filipe