Conhecimento é a palavra de ordem

Ao escrever este tema espero em primeiro lugar não ser mal interpretada 🙂

Eu sei que algumas pessoas, as mais entendidas em temas ligados ao fitness, pensam que há pessoas que comem mal porque sim, porque apetece, por falta de motivação para fazerem o que é preciso..

Eu no meu caso acho que muitas vezes passa pela falta de conhecimento (é aqui que entra o tema da reeducação alimentar e que falamos bastantes vezes, pois é aparte que a mim mais me custou quando iniciei esta minha jornada).

Quando falo em falta de conhecimento, não é apenas a falta de saber o que comer mas também e principalmente o facto de muitas pessoas, não terem em mente os conceitos base como por exemplo o que é que é um alimento e a sua composição, o que são os macro nutrientes e como montar uma alimentação equilibrada e por desconhecerem melhores opções nutricionais.

Eu acho, que de uma maneira geral, as pessoas comem mal e não o sabem e têm a ideia errada de que para comer melhor é necessário gastar mais dinheiro ou fazerem uma restrição completa e absoluta de tudo o que é bom.
Quem disse que não se pode comer doces? Ou comidas saborosas e que devemos ficar agarrados ao bife de frango, batata-doce e ao arroz nosso de todos os dias? Há quem pense isso, mas nós não concordamos.

Saber comer passa por substituir alimentos menos saudáveis por outros mais equilibrados, retirar as gorduras más e compensar com gorduras boas! É possível comer uma boa lasanha, pizzas e até mesmo hambúrgueres, desde que se saiba o que substituir e pelo que .. (arroz branco por integral, carnes gordas por mais magras, diminuição de sal, em base tirar partido do que cada alimento tem de melhor, de modo a que se consiga confecionar refeições saudáveis e deliciosas

É claro que cabe a cada um adaptar a sua alimentação às suas necessidades à sua realidade e aos seus objetivos. Depois deste aparte volto ao tema inicial

Na nossa opinião o que leva as pessoas a comerem mal, na maior parte das vezes são as más escolhas, e alimentação equilibrada é essencialmente isso, uma questão de escolhas e não restrição.
Nesta parte vai haver pessoas que iram concordar comigo outras nem por isso é claro que todos somos livres de ter a nossa opinião, mas vou tentar explicar porque é que eu tenho esta ideia.

Por vezes quando vamos às compras, é inevitável olhar para o que as outras pessoas levam nos carrinhos. Cusquice eu sei 😛
Vejo muitas pessoas a comprar alimentos que nem são bem alimentos, uma vez que não têm grande valor nutricional (refrigerantes, bolachas, cereais de pequeno almoço, iogurtes que não são iogurtes, batatas fritas que já não são batatas, snacks que supostamente substituem a fruta, os hambúrgueres congelados e os douradinhos de peixe quem nem é peixe, e as pizzas para dias de muita correria), e agora era capaz de ficar aqui todo o dia!!

Num exemplo mais prático: iogurtes naturais em detrimentos de outros de pedaços ou de aromas muito mais açucarados, pão integral (farinha 100% integral) em vez do pão branco, água em vez dos sumos, mesmo que se digam concentrados de fruta podem fazer toda a diferença nos resultados que uma pessoa pretende (perca de peso / gordura).

Em suma más escolhas alimentares que não trazem benefício nenhum, nem na alimentação nem na carteira.

E é esta é a nossa opinião, para comer melhor é necessário fazer escolhas inteligentes, gestão de tempo para cozinharmos refeições de raiz, com legumes frescos, carne e peixe da melhor qualidade, dentro da possibilidade da carteira de cada um, mas principalmente conhecimento! Pois a pergunta chave é: será que muitas as pessoas continuariam a fazer as mesmas escolhas, se realmente tivessem mais conhecimento? Penso que não

Será que essas pessoas perdem 5 minutos a ver as informações nutricionais dos alimentos? Ou melhor será que sabem como as interpretar?

Certamente se as pessoas soubessem os efeitos de cada macro nutriente no nosso organismo, provavelmente fariam escolhas diferente, para não falar do facto de que a pirâmide alimentar mais conhecida serve apenas aos interesses das indústrias alimentares.
Bem mas estes serão temas para mais tarde, como interpretar uma tabela nutricional e os efeitos de macro nutriente no nosso organismo.

Saber é poder, mas o conhecimento é tudo 🙂

Written by Power Fit Couple