PESAR ALIMENTOS, EM CRU OU COZIDOS?
Hoje regressamos ao blog, respondendo a uma dúvida frequente, Qual a forma mais correta de pesar os alimentos, em cru ou cozinhados?
Bem, independentemente de qual seja a vossa metodologia alimentar, se vocês levam a vossa dieta a sério e de forma consistente, certamente que o controle dos macronutrientes ingeridos faz parte da vossa rotina e para isso é necessário pesar os alimentos ou então ter outra forma de medição / referência que facilite saber exatamente o que estão a ingerir ao longo de um dia, como por exemplo alimentos embalados previamente pesados.
Para quem tem por hábito confecionar as suas próprias refeições, há sempre aquela dúvida sobre qual a melhor forma de proceder, ou será que tanto faz?
A INFLUÊNCIA DA ÁGUA
Sim, tanto faz! Mas é importante que tenhamos a noção de que sendo a água parte integrante de muitos dos alimentos, mediante a forma de confeção obviamente que o peso dos alimentos será alterado.
Quando estamos a falar de alimentos fonte de proteína, por norma em 100g do alimento em cru aproximadamente 70% do peso corresponde a água, 20% corresponde a proteína e o restante a gorduras ou outros. Após confeção, se voltar-mos a pesar esse mesmo alimento, já não teremos 100g pois parte da água perde-se no processo de confeção (se grelhado por exemplo) mas a percentagem de proteína mantém-se.
Quando a questão é alimentos fontes de hidratos como é o caso do arroz, massa, batatas e outros, o caso muda de figura pois esses alimentos após confecionados tendem ganhar peso, então é óbvio que por exemplo as macros 100g de arroz cru é completamente diferente de 100 g de arroz cozido.
COMO PROCEDER
Por norma, o que costumamos fazer cá em casa é pesar todos os alimentos em cru, no entanto o ideal é que cada pessoa use para si a metodologia que for mais prática.
Quem costuma usar aplicações como por exemplo o my fitness pal é possível encontrar dados para diversos tipos de confeção, é tudo uma questão de pesquisa, não há real necessidade de complicar um tema tão simples 😉
Quem costuma usar aplicações como por exemplo o my fitness pal é possível encontrar dados para diversos tipos de confeção, é tudo uma questão de pesquisa, não há real necessidade de complicar um tema tão simples 😉
Para quem ainda não está familiarizado com o tema de contagem de macros e gostaria de saber mais sobre o assunto, deixamos aqui o link do nosso e-book, que vos vai ensinar a calcular as vossas necessidades calóricas diárias e consequente distribuição em macronutrientes [link]
Beijinhos e abraços
Etelvina e Filipe
Leave a Comment