EXPLORANDO TENERIFE

As nossas férias em Tenerife já acabaram e apesar de termos partilhado bastante através do Instagram, decidimos o deixar o registo também aqui no blog.

TENERIFE – ESTE E NORTE DA ILHA

Tenerife é um dos destinos de férias mais populares, erroneamente muitas pessoas associam esta ilha como sendo apenas um destino balnear, mais do que apenas, sol, areia e mergulhos no mar, Tenerife oferece-nos acima de tudo diversidade.

Desde os populares resorts da Playa de las Américas e da Costa Adeje, os centros históricos e pequenas vilas como La Laguna, os campos de cultivo de banana que se avistam em toda a ilha a imensa extensão do Parque Natural e o impressionante Monte Teide entre tantos outros pontos de interesse, Tenerife é sem dúvida uma ilha com diversas personalidades.

Para começar se pretendem conhecer Tenerife a sério, e não fazer desta viagem apenas umas férias balneares é necessário alugar um carro, dessa forma terão maior liberdade para explorar a ilha ao vosso próprio ritmo e descobrir locais fabulosos. Nós alugamos o carro com a europcar e correu tudo as mil maravilhas.

Não sei como é desse lado, mas quando começamos a planear as nossas viagens uma das coisas que nunca deixamos de fazer é selecionar os pontos que mais gostaríamos de conhecer, por esse mesmo motivo e para facilitar a Leitura vou organizar este tema como se fosse um roteiro, falando um pouco de cada um dos pontos pelos quais passamos nesses onze dias na Ilha.

SANTA CRUZ – A CAPITAL

A cultura está bem presente em Santa Cruz, Ficamos alojados duas noites num hotel central, junto a Plaza de España para que pudéssemos deslocar a pé, mas o autocarro turístico é igualmente uma excelente forma para explorar a cidade.

A cidade tem uma arquitetura atrativa e está repleta de locais interessantes para visitar e muitos restaurantes com uma ementa de qualidade e a muito bom preço, é só escolher.

Entre muitos pontos a visitar destacamos:

Auditório Adán Martín
Este espetacular edifício de aspeto futurista, localizado à beira-mar e com mais de 15 espaços abertos, flexíveis e multifuncionais concentra a maior parte do entretenimento cultural na ilha. No piso térreo há ainda uma confeitaria com vista para o mar e para um jardim, local ideal para tomar um café e relaxar.
Plaza de España

Praça principal de Santa Cruz, com um lindo espelho d´agua e logo de Santa Cruz.É um local agradável perto da Calle Castillo repleta de lojas, bares e restaurantes, mas não estejam a espera de uma praça de Espanha como por exemplo a Plaza de España de Sevilha.

La Recova

No centro de Santa Cruz encontra-se o Mercado nossa Senhora de África, recheado de queijos, enchidos, frutas, legumes e vinhos das Canárias, tudo a preços bastante acessíveis.

O Jardim do parque Garcia Sanabria.
O jardim botânico do Parque Municipal García Sanabria é um local charmoso, tranquilo e com grande diversidade de plantas. Vale muito a pena fazer uma pausa e caminhar por este lindo parque.
Playa de Las Teresitas

Ainda em Santa Cruz encontra-se a playa de Las Teresitas, que é considerada uma das melhores praias do norte de Tenerife. Conhecida pelo extenso areal dourado (por norma as praias da ilha são de areal negro vulcânico) e por ter uma beleza quase imaculada rodeada de Palmeiras e com vista para as montanhas Anaga.

SAN CRISTÓBAL DE LA LAGUNA

Ao sair da capital em direção ao próximo destino, Puerto de la Cruz, aproveitamos para visitar San Cristobal de La Laguna,uma cidade que é Património da Humanidade mas que até ao ano de 1723 era também a capital da ilha.

É uma cidade histórica com grande tradição universitária e onde estão situados alguns dos monumentos religiosos mais importantes da ilha.

La Laguna está repleta de casas senhoriais dos séculos XVII e XVIII, todas coloridas e cada rua tem um cantinho especial, para quem gosta de fotografia, achar cenários para fotos incríveis é uma tarefa bem fácil.

PUERTO DE LA CRUZ

Situado no norte da ilha, foi nesta cidade que o turismo começou a desenvolver-se em Tenerife.

Assim como em La Laguna, o centro histórico está repleto de casas senhoriais, o que confere algum encanto a esta zona, a cidade é velha mas ainda assim tem o seu encanto.

As praias desta zona são de grande beleza, com rochas vulcânicas e de areal negro, mas a meu ver o bom de Puerto de la cruz é a diversidade de atividades que aqui podem ser feitas.

Lago Martiané

É um parque rodeado por um jardim tropical e composto por diversas piscinas de águas naturais. No preço do bilhete diário que é bastante acessível,está incluído uma espreguiçadeira e chapéu de sol, e para além disso podem entrar e sair do lago à vontade.

O Loro Parque

Um parque natural incrível, com animais incríveis e espetáculos incríveis, sim é tudo incrível.

Com mais de 300 espécies de aves, gorilas, chimpanzés, tigres, preguiças, leões, jaguares, suricatas, tartarugas-gigantes (mesmo gigantes) pinguins, tubarões entre muitas outras espécies.

Para além do esforço notório do parque, em reconstituir para os animais um ambiente o mais parecido possível com o seu habitat natural, podemos ainda apreciar vários espetáculos desde as acrobacias dos golfinhos, as habilidades dos leões-marinhos, orcas ou até papagaios.

Vale mesmo a pena visitar! nós optamos por comprar o bilhete twin que conferia 10€ de desconto na compra do bilhete para o Siam park, do qual iremos falar na segunda parte deste tema.

ALOJAMENTO

Ficamos alojados no HotelTaoro Garden, que fica um pouco mais afastado do centro, mas é sem dúvida uma opção maravilhosa de estadia e apesar de não ficar no centro a sua localização é ótima.

O nosso quarto tinha varanda com vista para a piscina e as comodidades usuais. Os pequenos-almoços eram deliciosos, a comida era de qualidade. A piscina era maravilhosa e dava para nadar completamente à vontade.

Sequiserem saber mais informações sobre este hotel é só clicaraqui.

Marque o seu hotel no booking.com com antecedência e consiga boas promoções.

Ps: mesmo junto ao Hotel está o Parque Taoro que é um local espectacular para descontrair ou fazer um treino ao ar livre.

Durante os 5 dias que ficamos alojados em Puerto de La Cruz, visitamos ainda o Jardim Botânico e algumas praias da zona que estão interligadas através de um calçaDão.

Jardim botânico
dav

Se há coisa que nós gostamos é de visitar o Jardim botânico das cidades que visitamos, mas este nos impressionou bastante, Acho que mais ainda porque tínhamos acabado de sair do orquidário, que nos desiludiu bastante. Se estiverem com tempo, não deixem de visitar este autêntico paraíso natural repleto de espécies diferentes, das quais destacamos uma árvore com raízes verticais.

Ps. em algumas espécies é possível ouvir um ficheiro áudio, basta para isso ter uma app para leitura de QRCODE instalado no telemóvel.

Playa Jardín

Na ilha há imensas praias de areia finas e negra, mas embora não estejamos habituados a areias tão escuras, o mar tem outro encanto. Pisar a areia vulcânica e dar um mergulho nestas praias é algo obrigatório para quem visita a zona norte de Tenerife, para nós a Playa jardim é umas das mais bonitas da zona.

Puerto de la Cruz é um ótimo destino de férias para quem procura tranquilidade e cultura, mas se o objetivo for fazer bastante praia sem dúvida que o melhor destino é a zona mais sul da Ilha, que é sobre a qual iremos falar na parte 2 deste tema.

Até lá esperamos que tenham gostado das nossas dicas.

Beijinhos e abraços
Filipe e Etelvina

Written by Etelvina e Filipe