Ovos inteiros, colesterol e o desporto!
Ovos, colesterol & sloppy hands
Aquele sentimento de raiva, quando deixas cair um ovo e sentes que desperdiçaste 10grs proteína da boa! Quem nunca sentiu?!??
Deve ser o equivalente a deixar cair proteína no chão! Que rica maneira de começar o dia não? foi assim que aconteceu aqui a dias…
Por falar em ovos outra palavra sempre associada a este alimento é o colesterol, portanto resolvemos aproveitar este pequeno desastre matinal para deixar algumas informações super úteis..
O ovo é daqueles alimentos que basicamente todos os praticantes de musculação e desporto no geral consomem em grandes quantidades, alguns praticantes de musculação em específico consomem as claras e por vezes deitam a gema fora.
Deitar a gema fora, é mesmo necessário?
Algumas pessoas que começam agora a enveredar por um estilo de vida mais “fitness” poderão dizer: Ouvi dizer que comer a gema pode ser prejudicial para o colesterol e eu tenho receio que o meu aumente!
Sobre o colesterol.. sabia que:
O colesterol é um tipo de gordura naturalmente presente no corpo e é super importante para nosso Organismo? Principalmente para os amantes da atividade física e exercício intenso?
Sim é mesmo muito importante!
Em média 70% do colesterol é fabricado pelo nosso organismo (no fígado), apenas os restantes 30% adquirimos através da alimentação.
Existem vários tipos de colesterol e nem todos eles são maus.
VLDL (Very low-density lipoprotein)
LDL (Low-density lipoprotein)
HDL ( High-density lipoprotein)
Quando fazemos exames médicos, as taxas de colesterol são sempre referentes à soma do bom colesterol (HDL) com o mau colesterol (LDL). A taxa é considerada boa quando está abaixo de 200 e elevada quando está acima de 240.
O LDL, o famoso “colesterol mau”
É considerado mau devido a sua associação com algumas doenças cardíacas. A sua função no organismo é transportar o colesterol e triglicerídeos do sangue para as células que possam estar necessitadas.
Quando o organismo tem mais colesterol do que o necessário, esse excesso obstruí o fluxo de sangue, reduz o aporte de oxigénio e nutrientes aos órgãos e tecidos celulares, facilita a deposição de gordura nos vasos sanguíneos e nas paredes das arteriais originando o processo conhecido com arteriosclerose que por fim o resultado pode ir desde um enfarte ou até mesmo um AVC.
O MAU COLESTEROL NO NOSSO ORGANISMO
É com o mau Colesterol ou LDL que devemos ter o devido cuidado.
Certamente que não é com o consumo do ovo inteiro mas sim com o consumo em exagero de alimentos processados, pré-confeccionados, fast food como batatas fritas, pizzas e outros snack carregados de gorduras transsaturadas, pastelaria industrial doce ou salgada que nos devemos preocupar…
O HDL conhecido como o “colesterol bom”
Funciona de forma inversa ao mau colesterol. Retira o colesterol dos tecidos celulares, transportando-os para o fígado de forma poderem ser expelidos através dos intestinos. Ou seja promove a expulsão do excesso de colesterol do organismo, inclusive das placas arteriais.
O BOM COLESTEROL NO NOSSO ORGANISMO
Ele é precursor de quase todas as hormonas femininas e masculinas e é um componente estrutural das membranas celulares do corpo, presente no cérebro, nos músculos, no fígado, nos intestinos, na pele e até no coração.
No seguimento da última publicação sobre a vitamina D, (ver aqui), o nosso organismos utiliza o colesterol para produzir a vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão de outras gorduras.
Vários estudos indicam que o consumo da gema dos ovos (entre 3 a 4 ovos inteiros por dia durante 3 meses) não só aumentam em 20% o colesterol bom HDL bem como diminui o risco de aparecimento de algumas doenças, principalmente as cardiovasculares.
Outros alimentos bons para potenciar o bom colesterol e que devem ser incluidos numa dieta equilibrada são: o alho, a maçã, o abacate, os frutos secos e até mesmo a romã.
Mais um pouco sobre a gema.
Quando se fala da proteína do ovo, e de como este é um super alimento, está-se a ter em conta a gema também, pois ela contribui com cerca de 3 g da proteína
A gema do ovo é rica em fósforo, cálcio, ferro, zinco, vitaminas do complexo B como B12, B6, vitaminas lipossolúveis (A, D, K e E) e ácidos graxos essenciais (EFAs).
A gema + clara = proteína de maior valor biológico.. Tendo em conta todas as vitaminas minerais e outros nutrientes que a clara não tem porque só existem na gema.. A única “contra indicação” é mesmo as calorias.
Não se esqueçam de procurar um bom nutricionista, que vos possa aconselhar em vez que se guiarem pelo diz que disse, ou porque viram ou leram em determinado sitio…
Pela vossa saúde busquem informação!
Bjs e Abraços | PFC