OS RÓTULOS DA DIETA FITNESS

Olá malta!
Para quem nos acompanha pelas redes sociais, ontem partilhamos no nosso stories o diário alimentar (Etelvina) que já tinha sido prometido a algumas meninas.

O vosso feedback foi super positivo, mas confesso que ficamos muito espantados com algumas das mensagens que recebemos, algumas pessoas estavam surpresas com o nosso desprendimento no que toca a comida, basicamente esperavam opções alimentares com receitas mais habituais no que é considerado uma alimentação fitness.

Por esse motivo, resolvi trazer este tema até ao blog.

O PROBLEMA DOS RÓTULOS

⠀”Eat clean”, “cheat meal”, “real food “ , “super food”, “comida do bem” ! É devido a estes e tantos outros rótulos que muitas pessoas criam uma relação pouco saudável com a comida, esquecendo-se de que comida é simplesmente comida.

É certo que alguns alimentos são mais nutritivos que outros, mas isso não faz deles comida do mal, mas apenas alimentos de que não devem ser priorizados em relação a outros mais ricos, nutricionalmente falando.

De forma bastante simples a palavra DIETA tem duas definições:

O tipo de comida que um individuo, animal ou comunidade habitualmente consome ou uma listagem de alimentos a qual nos restringimos para atingir um determinado objetivo, como por exemplo, perder peso ou até mesmo outros fins médicos / terapêuticos (como no caso de indivíduos que sofrem de diabetes).

Para nós, a alimentação saudável é um modo de vida e está longe de ser uma solução rápida, por esse motivo somos apologistas do equilíbrio, da permissão para desfrutar de uma alimentação sem rótulos, onde há lugar para tudo um pouco, mas com moderação e consciência.

Pergunte a si mesmo:
Será que consigo alimentar-me desta forma, para o resto da minha vida?

DIETA FLEXÍVEL

É verdade que atribuir o nome “flexível” faz com que esta abordagem alimentar pareça mais uma alternativa ao que seria considerado uma dieta saudável, no entanto o conceito de dieta flexível não é uma licença para comer todo o tipo de comida sem qualquer consequência, mas antes uma abordagem cujo objetivo está em construir melhores hábitos alimentares a longo prazo.

MACROS

Tendo em mente que para que uma dieta seja considerada equilibrada e possamos atingir os nossos objectivos as nossas macros diárias (proteínas, hidratos e gorduras) devem ser cumpridas, é óbvio teremos de dar preferência à alimentos mais densos e evitar que os mais processados.

No entanto, independentemente do nosso objectivo, quer este seja um estilo de vida saudável, ou até mesmo promover uma alteração física (ganhar mais massa muscular ou perder gordura) é óbvio que uma salada de frango será sempre melhor opção, por ser mais rica do ponto de vista nutricional do que um chocolate, no entanto o chocolate também ocupa o ser lugar numa dieta equilibrada e consciente.

Delicie-se com os alimentos que gosta em moderação evitando os dissabores de uma dieta extremamente restrita, da qual podemos esperar sintomas que podem ir muita além do tão conhecido craving (insônia, letargia, inchaço, gases, constipação, baixa libido, ansiedade, depressão, problemas de pele), poderia continuar….

O que as pessoas precisam é aprender a fazer melhores escolhas alimentares, sem necessidade de recorrer a rótulos depreciativos e principalmente aprender sobre o impacto que a nutrição tem no nosso organismo.

Para quem ficou com curiosidade em ver o diário alimentar, vou deixar um destaque no instagram, que podem acessar através deste [LINK]

Espero que o mesmo tenha servido e inspiração para alguém desse lado, e já sabem que qualquer dúvida que tenham é só escrever ☺

Bijinhos
Etelvina

Written by Etelvina e Filipe