Dores de cabeça frequentes?? hummm

Bom dia Alegria!!
Para começar a semana, lembramo-nos de falar de um tema do qual ninguém gosta mas todos sabem o que é! Dor de cabeça!
Sabiam que a dor de cabeça é a dor mais frequente e comum entre todas pessoas?
Existem as mais variadas causas para a dor de cabeça, desde o stress, privação de sono, tristeza / depressão, período menstrual, obesidade, genética, etc.
A dor de cabeça frequente vs má alimentação
Mas muitas vezes procuramos motivos para justificar uma dor de cabeça constante e não vemos um motivo que poderá ser o mais óbvio e muito comum, que é a MÁ ALIMENTAÇÃO e a privação de hidratos
Certamente que já reparam (quem já fez dieta a sério!) que em alturas de muita restrição é quase norma haver dores de cabeça constantes…
Maus hábitos alimentares sem dúvida influenciam nosso organismo. Lembramos, mais uma vez, que cada organismo reage de maneira singular e fatores que podem desencadear problemas em algumas pessoas não necessariamente desencadeiam os mesmos problemas em outras pessoas.
No entanto, ainda segundo pesquisadores, grande parte das dores estão diretamente relacionadas com a má alimentação.
NÃO HÁ ESTUDOS QUE DEFINEM QUAIS OS ALIMENTOS CAUSAM DORES DE CABEÇA, mas uma coisa é certa, alimentos industrializados, refrigerantes com adoçantes como o aspartame, sem dúvida colaboram com o aparecimento dos sintomas.
A dor de cabeça vs privação de hidratos
Outro grande motivo para o aparecimento das dores de cabeça é demasiado tempo sem comer..
No meu caso demasiadas horas sem comer é motivo mais do que suficiente para começar a sentir os primeiros sintomas, que por vezes podem mesmo transformar-se em enxaquecas..
E é fácil explicar o porquê desses sintomas quando ficamos demasiado tempo sem nos alimentarmos ou em jejum prolongado, ou ainda por privação de hidratos/ açúcar, nota-se que ainda há muitas pessoas que cortam nos HC, pensando que emagrecem mais depressa, o que pode ser um erro crasso.
Quando uma pessoa entra em privação o que acontece é uma queda na taxa de glicose no sangue, por vezes, apesar de haver insulina disponível, o que permite a entrada de glicose nas células, essa glicose não pode ser utilizada, por exemplo por estar em quantidades insuficientes.
Logo o nosso organismo vai ser obrigado a recorrer a energias alternativas para suprir as suas necessidades ou seja utilizar outras substâncias similares como combustível para funcionar, os conhecidos corpos cetónicos..
A fase de adaptação / transição de um combustível para o outro pode ter como consequência dores de cabeça, entre outros sintomas…
Esta é uma explicação muito simples, um conselho que damos é sem dúvida falarem com o vosso nutricionista!!
O ideal seria as pessoas aprenderem a alimentarem-se corretamente, não fazerem dietas com prazo de validade (dieta das 5 semanas, 2 meses etc.) pois quando acaba o prazo da dieta por norma engorda-se tudo o que se perdeu e um bocadinho mais..
A partir do momento em que aprendes que alimentos deves comer e qual a combinação correta para os comeres, e aliado a isso aprendes a treinar da forma mais correta de acordo com os teus objetivos, aí sim terás resultados duradouros!!
Disso não há dúvida alguma
Bjs e abraços PFC
Leave a Comment