PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS QUAIS OS BENEFÍCIOS?
Levar uma vida saudável, pode significar diferentes coisas para diferentes pessoas, mas há um ponto em todos temos que concordar: A saúde intestinal é fundamental para o nosso bem-estar.
Existem vários fatores que podem influenciar o correto funcionamento dos nossos intestinos, como por exemplo a nossa alimentação, se é rica em produtos processados ou não, excesso de gorduras, saudáveis ou não, excesso de açúcar, excessivo consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, idade, stress diário, etc.
Certamente que já ouviram falar em prébióticos e probióticos,e como estes podem ser uma ferramenta para restabelecer o correto funcionamento dos intestinos.
Sabem qual a diferença entre prébióticos e probióticos?
Acham que é importante suplementar? é possível obtê-los através da alimentação? Essas são as questões que iremos responder de forma bem sucinta
PRÉBIÓTICOS vs PROBIÓTICOS
PROBIÓTICOS
Os probióticos são basicamente bactérias boas, que ajudam no processo digestivo e promovem o correto funcionamento da flora intestinal e para além disso também nos protegem de outras bactérias nocivas.
Quando se fala em probióticos, parece que automaticamente pensamos em iogurtes fermentados, pelo menos comigo é assim, deve ser uma consequência de tanta exposição à uma publicidade antiga que dizia algo do género: “rico em bifidus ativos”… estão a ver qual é? Eu sei que sim 😉
Mas na realidade estes microrganismos já pré-existem no nosso intestino, é verdade! Sem necessidade de suplementar ou consumir iogurtes xpto, pois estes “bichinhos” já fazem parte do nosso organismo desde o momento em que nascemos.
Probióticos mais comuns
Lactobacilus, Bifidobacterium, Saccharomyces spp (leveduras). Sendo que bifidus é o nome bonitinho e publicitário dado a essas bactérias nas publicidades a iogurtes.
Engana-se quem pensa que é apenas nos iogurtes e leites fermentados que estas bactérias podem ser encontradas, podem também optar por comer Picles, ou então obtê-las através de outras fontes menos comuns, como por exemplo o Chucrute (uma conserva assim como os picles, mas neste feito com repolho), a Kombucha (uma bebida rica em cafeína, obtida através da fermentação do chá, normalmente preto ou verde) ou então o Miso (um ingrediente tradicional da culinária japonesa feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja).
Eu, no meu caso confesso que sou meia esquisitinha e como nunca provei nada do que em cima foi mencionado, prefiro ficar pelo queijo envelhecido ou então vai de suplementação mesmo 😉
PREBIÓTICOS
Os prebióticos são fibras (a inulina, os fruto-oligossacáridos, Galacto-oligossacáridos e lactulose) estas fibras são um tipo de hidrato de carbono que não é digerível ou seja servem apenas de alimentar e estimular o crescimento das bactérias probióticas.
Também existem suplementos prebióticos, ou podemos até encontrar à venda suplementos que combinam prebióticos + probióticos, que no caso passam a ser chamados de por simbióticos. (faz lembrar symbiote, a personagem da BD, fãs da Marvel entenderão). Parvoíce à parte, este tipo de suplementos não costumamos tomar, nem faço intenções de, uma vez que os prebióticos estão bastante presentes em muitos dos alimentos que consumimos numa base diária e considero que no total as quantidades consumidas são mais que suficientes para suprir as nossas necessidades, como é o caso da aveia, cebola, alho, bananas, tomate, espargos e cevada (consumo na forma de levedura), pesquisem mais…
Alimentos ricos em prebióticos:
Alho, Cebola, Espargos, Banana, Cevada, Maçã, Semente de Linhaça, Farelo de trigo.
É MESMO NECESSÁRIO SUPLEMENTAR?
No que toca a prebióticos, acho que que a suplementação é desnecessária uma vez que existem vários alimentos que fornecem as fibras necessárias ao nosso organismo, no caso dos probióticos, consegui-los através da alimentação é um pouco mais complicada mas cada um de nós é livre para optar por consumir ou não as opções de suplementos disponíveis, mas não se esqueçam que o nosso intestino é colonizado pelas primeiras bactérias assim que nascemos, a ideia é estimular a sua longevidade mediante uma alimentação adequada, ingestão de prebióticos, através das fibras.
SUPLEMENTAR COM PROBIÓTICOS
De qualquer modo, para quem optar por fazer o experimento, entre algumas das vantagens estão: a melhoria na capacidade do nosso organismo absorver os nutrientes, a diminuição mo inchaço abdominal causado pelo excesso de gases ou outros desarranjos intestinas, a proteção do organismo de possíveis infeções e proliferação de microorganismos patogénicos uma vez que as defesas do sistema imunitário serão estimuladas. . Há ainda quem fale em outros benefícios, mas que até a data ainda não foram comprovados cientificamente, portanto não vale a pena falar.
É importante não esquecer que o que caracteriza os probióticos como benéficos para a nossa saúde intestinal é o facto de esses microorganismos estarem vivos, pelo que devemos prestar atenção aos prazos de validade dos suplementos ou indicações de consumo dos alimentos, caso optemos por não suplementar e consumir uma das outras formas acima mencionadas (Chucrute, Kombucha, etc).
SOBRE NÓS
Começamos a tomar probióticos, há mais ou menos um ano, pois estávamos curiosos para ver em que medida este tipo de suplementos poderia ajudar nos nossos objetivos gerais de estilo de vida e performance desportiva.
Como já falamos anteriormente pelo instagram stories [link], quem acompanha deve ter visto, saber se funcionam ou não é tudo uma questão de experimentação, pois muitas vezes é necessário começar um novo hábito de forma regular e continuada, para que se possa avaliar os benefícios.
E com os probiótico passa-se o mesmo é necessário ingeri-los para notar o seu efeito, provavelmente quem sofre de problemas intestinais ou tenha uma alimentação menos regular irá notar maiores efeitos.
Abaixo deixamos uma seleção de vários probióticos, obviamente podem encontrar estas e outras à venda em qualquer loja de suplementação física ou online, caso optem por adquirir através do site na prozis já sabem que tem 10% desconto + as ofertas que podem consultar aqui [link] com o nosso código POWERF.
Abraços e beijos
Etelvina e Filipe
Faltou mencionar o kefir hehe 😛
Ele é um probiótico como o kombucha e costuma ser doado em uma rede de “criadores”. Há diversos grupos no Facebook que dá para fazer parte e aprender como cuidar das mudas, aprender novas receitas (como manteiga, iogurte e coalhada). Ele é rico em cálcio e ideal para intolerantes à lactose.
Abraço