Falsas magras

Ser aparentemente magra, nem sempre significa estar magra!
Hoje vamos falar de um tema já há algum tempo prometido no blogue, no post Perder Peso VS Perder Gordura.
Ok, o título não parece muito agradável, eu sei, mas por isso mesmo vou começar por falar um pouco de mim, Etelvina.
Já fui muito magra, (pesava cerca de 45 – 50 kg), numa altura que fazia alguns trabalhos de moda e publicidade.
Em outra fase, cheguei a ter “bastante” gordura localizada, principalmente no abdómen e pernas, (meu peso estava entre os 55 – 60 kg).
Em ambas as alturas, posso dizer que, embora aparentasse ser magra, na realidade nunca fui tão magra como sou hoje (e o meu peso oscila entre cerca de 65 – 67 kg).
Ou seja era apenas uma falsa magra, isto se for a ter como base o percentual de gordura corporal..
O melhor para entenderem este tema, é mesmo repetir as frases que todos nós já ouvimos, e com bastante frequência:
-“ vou fazer dieta, mas apenas quero perder X peso”, ou “para a minha altura / estatura o meu peso ideal deveria ser Y”, ou ainda “quando eu era mais magra e pesava Z, era quando me sentia melhor”.
As pessoas parecem todas apontar para um determinado nº, e querem apenas chegar a esse mesmo nº, e então, pensam, que quando chegarem ao peso ideal, sentir-se-ão melhor com o seu corpo e não vão mais precisar ir ao ginásio nem ter cuidado com a alimentação. Ou seja magras, saudáveis e felizes, certo? NÃO, errado!! Bem errado!!
A ilusão da falsa magra apoia-se muitas vezes, no cálculo, usado para determinar se alguém está ou não acima do peso: o IMC, Índice de Massa Corporal, mas este cálculo relaciona apenas o peso e a altura da pessoa, (onde o peso é dividido pela altura ao quadrado).
O que se pretende é um resultado entre 18,5 e 25. Mas a verdade é que esses números podem enganar.
Se fizermos um exame mais profundo, para tentar determinar a composição corporal, vamos ver que na maioria das vezes, esses números exibem uma quantidade de gordura maior do que é suposto.
Sim, sem músculos não há lugar a tonificação, pois é o músculo que confere o especto firme ao corpo (tónus muscular).
É bom lembrar que, quanto mais massa magra (músculo) temos, mais energia o nosso organismo gasta, e já sabemos que é apenas com o gasto calórico (mantendo um défice) que se dá o processo de perca de gordura.
Pense nas suas preferências e haja partir daí, decida o que prefere, ser aparentemente magra, ou ser realente magra?
Prefere ter 60kg em maior percentagem de gordura ou 60kg com mais músculo? Logo tonificada e eventualmente ver-se livre da celulite?
Não falando apenas de questões estéticas, o aumento da nossa saúde também deve ser um dos objetivos.
Com atividade física (treino de hipertrofia) e alimentação adequada, qualquer falsa magra pode passar a ser uma magra de verdade.
E a escolha é sua!
A falsa magra verdadeira não tem nada de “gelatinosa”, de gordura acumulada, ou localizada. É aquela mulher que aparenta ser magrinha, tem os braços delgados, saboneteiras pronunciadas e em geral os seios pequenos. Mas da cintura pra baixo são curvilíneas, tem pernas grossas e bumbum grande e redondo. É uma questão de forma, acima de tudo. Essas dimensões mais generosas de pernas e nádegas não são, no entanto, desproporcionais, e se harmonizam perfeitamente com a magreza que se vê da cintura pra cima. Normalmente falsas magras têm corpo bonito, bem feito.
Um exemplo de falsa magra perfeita é a atriz Zezé Motta, na época do filme Xica da Silva. Vejam (ou revejam) ela dançando quase nua para o personagem de José Wilker, um enviado da corte portuguesa, a fim de convencê-la a não destituir o contratador, personagem de Walmor Chagas. Ali você verá a falsa magra por excelência. Compare-a com a descrição que fiz aqui e entenderá facilmente o que estou dizendo.
Nossa!! Xica da Silva! Lembro-me de ver essa novela quando era gaiata..
Marco já reparou como é engraçada a diversidade na comunicação humana.
Uma mesma expressão pode ter significados diferentes quando usada por pessoas diferentes e em diferentes contextos. O nosso tema refere-se a composição corporal (gordura x massa muscular) ja o seu comentário refere-se apenas a proporções físicas (estrutura corporal) ?
De qualquer modo ao que se refere como falsa magra, eu chamaria mulher formato pêra ou triângulo ?
Beijinhos e obrigada pelo comentário ??
eu achava que teria que ser magra pra ser bonita mas não até as magras são atacadas por títulos como falsa magra “aa de roupa ela parece magra mas de biquini aparece a gordura” nunca está bom kkk
Fico feliz por saber que a Cristina sabe que a nossa identidade como mulheres vai muito além do nosso biotipo físico e que temos de aprender a nos amar tal qual como somos, mas que está tudo bem se decidirmos mudar o nosso corpo e aprender a chamar as coisas pelos nomes 😉