Qual o tipo de treino que queima mais gordura?!

como queimar mais gordura
Poderia começar por dizer que:

O treino que queima mais gordura é aquele que se faz!

É verdade! Mas por norma algumas pessoas pensam que para emagrecer precisam gastar uma quantidade muito grande de energia durante o treino,  logo pensam que o mais eficaz são os treinos muito extensos, com muitos exercícios e com muitas series de muitas repetições.

Embora que para cada objetivo exista uma forma mais adequada para treinar, fiquem cientes que, quando o objetivo é queimar gordura, fazer treinos de musculação baseados em exercícios compostos, com menos volume (menos exercícios) e menos series e repetições (entre 8 a 10), com carga moderada / pesada (carga que gere algum grau de dificuldade) e com descanso controlado, é sem dúvida o mais eficaz.

É certo que no fim do treino, pode até estar menos suada, e provavelmente poderá demorar menos tempo a concluir o treino completo,  mas garantidamente vai produzir um maior gasto calórico e um maior gasto nas reservas de gordura nas 22 horas seguintes ao treino!!

Por outras palavras o potencial efeito de emagrecimento seria muito maior e mais eficaz se optasse por fazer por exemplo 3 series de agachamentos com grau de dificuldade aceitável (carga moderada / pesada) do que ficar fazendo 5 séries de por exemplo chutes com caneleiras.

Atenção que não tenho nada contra  chutes com caneleiras ou outros exercícios bonitinhos, apenas sei que foi a partir do momento que o Filipe conseguiu fazer-me entender essa diferença e que alterei a minha forma de treinar, que consegui fazer a minha primeira transformação física.

TRASFORMACOES-FISICAS

É óbvio que para muitas pessoas em 2014 eu já estava com um bom físico, mas para mim ainda não estava bem no meu objetivo, nem estou.

No inicio existia a gordura, mas o que eu quero é massa muscular.

Poderia ter continuado a secar e a definir?
Sim poderia, mas o que aconteceria depois é que embora ficasse mais seca e com as separações musculares mais visíveis iria também ficar pequena, inevitavelmente sacrificar alguma massa muscular e isso nunca foi o meu objetivo. O objetivo é ganhar massa muscular! E quando chegar a altura de secar, seca serei..

Em relação ao ganho de massa muscular

Sabia que para ganhar massa muscular não deveria abusar dos aparelhos de musculação!

Porquê?
Porque existem exercícios que quando feitos de forma livre aumentam exponencialmente a secreção de hormonas como a do crescimento e a testosterona (responsável pelo crescimento muscular), pois trabalham a musculatura estabilizadora do corpo todo, tendo como efeitos evidentes o facto de construírem mais músculo e queimarem mais energia.

Esses exercícios são os básicos e compostos AGACHAMENTOS, REMADAS, PRESSES DE BARRA/ALTERES, ELEVAÇÕES e PESO MORTO.
Já vi pessoas afirmarem que querem construir massa muscular, mas quando vemos os seus treinos percebemos que insistem em não fazer exercícios básicos, ou então em inventar exercícios que supostamente fazem mais isto ou aquilo.

Esqueçam! sem uma boa base muscular por detrás, criada com movimentos básicos compostos, esses exercícios “bonitos” não fazem nada de significativo…

Ontem ouve alguém que me questionou:
– Etelvina porque que fazes exercícios com tanto peso?
– Não poderias trabalhar com cargas mais leves?

A minha resposta é a seguinte, o músculo responde a impulsos e adapta-se ao que é dele exigido! Se uma pessoa usar sempre a mesma carga em determinados exercícios, com o passar do tempo, deixa de criar novos estímulos e o músculo simplesmente deixa de sentir necessidade de se adaptar, crescer e até tornar-se mais forte, daí existir diferentes periodizações nos planos de treinos.

Por falar em tornar-se mais forte, como devem saber os Powerlifters praticam um desporto onde o objetivo é ser o mais forte e não o mais bonito, o que faz com que o nosso treino seja virado para o fortalecimento e crescimento da massa muscular e não apenas para a estética.

O que quero dizer é que praticar o Powerlifting fez com que os meus músculos tornassem-se mais fortes, mesmo fazendo os exercícios com o foco em sentir os músculos que estão a ser trabalhados, controlando bem as fases excêntricas e concêntricas, com mais series e mais repetições, vou sempre necessitar de colocar mais carga do que outra pessoa teria de colocar para sentir o mesmo músculo a trabalhar.

É tudo uma questão de força, o que para certas pessoas é preciso ser feito com 15 kgs, para outras bastam 5kgs, entendem?
E mais digo! o treino para secar e crescer pode ser basicamente o mesmo a grande diferença está na alimentação 🙂

Vou aproveitar para deixar o exemplo de uma atleta que admiro muito Dana Linn Bailey,  que é deveras uma inspiração para mim, não  pela sua aparência física, isso é claro uma questão de gosto pessoal, mas sim pela sua forma de treinar, hardcore!  Ela vai e treina não brinca em serviço 🙂

Bons treinos pessoal
PFC

Written by Power Fit Couple