“SOBREVIVER” AO NATAL, SEM MEDO DE ENGORDAR

Quando se fala em época natalícia, a maioria das pessoas pensa em férias, dias divertidos passados em família ou com amigos, refeições com comidas deliciosas e sobremesas que normalmente não fazem parte da nossa rotina alimentar.
No entanto, para alguém com distúrbios alimentares, o Natal entre outras alturas festivas centradas no tema da comida, são na maioria das vezes épocas cheias de grande ansiedade.

Muitos podem estar a pensar, caramba! Tanto drama é só o Natal, e os Jantares de Natal e os Calendários do advento e a abundância de caixas de chocolate e outros doces que são constantemente oferecidas e que se espera que sejam devorados porque afinal de contas “é só Natal”.

DISTÚRBIOS ALIMENTARES

Sim é verdade para muitas pessoas até pode ser apenas o Natal. Mas para um indivíduo com um distúrbio alimentar, compromissos aparentemente simples, como participar de jantares de Natal podem se tornar fontes de tremenda ansiedade e imensa tensão emocional. Do lado de fora, pode até parecer que está tudo bem, mas por dentro é um caos.

ESTAÇÃO DA DIETA

Quase instantaneamente, após a época festiva começam as conversas sobre dieta, sobre o regresso aos treinos, as dicas para perder peso, que de mais não servem que reforçar algumas vozes internas sobre que exercitar mais do que o normal é uma necessidade uma vez que todas as calorias extra tem que ser queimadas.

É realmente uma época difícil para aqueles que lutam e se recuperam de distúrbios , se para nós, os que nos podemos considerar “saudáveis” Queremos aproveitar a época mas sem sentir como se estivéssemos arruinando os nossos objetivos de um dia para o outro, imaginem para quem sofre de distúrbios alimentares.

Sentir-se pressionado a comer mais ou menos nunca é uma situação confortável, por isso hoje resolvi deixar no blog algumas dicas que acho úteis não só nesta época do ano, mas na verdade durante o ano inteiro.

3 maneiras de lidar com a época Natalícia e a primeiro dica é óbvia!

1 – COMA NORMALMENTE

Apesar de muitas pessoas comerem excessivamente ou comerem um número maior de snacks fora das refeições, tente manter uma rotina normal e coma maioritariamente alimentos saudáveis.

Ao manter-mos um plano de refeições regular e optar-mos por comer alimentos saudáveis, não há motivo para nos sentirmos preocupados por comer um pouco mais. E mesmo que se extrapole no consumo calórico de maneira nenhuma há necessidade “compensar” o eventual excesso com atividade física extra, volte apenas a rotina.

2 – SEJA FLEXÍVEL

Embora para muitas pessoas este seja um conceito difícil de entender, ser flexível de uma forma simples é não restringir a sua alimentação a uma lista especifica de alimentos e ao ser flexível durante todo ano fará com que lide melhor com situações fora da rotina, e com isso evitará comer de forma emocional em épocas festivas.

3 – RELAXE

Portanto relaxe um pouco faça uma pausa.
Em vez de se concentrar apenas em comida / calorias e quanto peso poderá ganhar durante a época de festas, defina outros objetivos! Que tal optar por fazer uma pausa nesta época do ano? Sabia que quanto mais tempo se mantiver em restrição calórica mais dificilmente se conseguirá resultados, isto porque o nosso organismo se adapta!

Portanto relaxe um pouco faça uma pausa.

Lembre-se que comida não é o inimigo mas sim combustível e ao mesmo tempo algo que pode E DEVE ser apreciado com prazer. Não existe valor moral para a comida, e não são as escolhas alimentares que nos definem enquanto pessoa.

Nunca se esqueça os somos muito mais do que o nosso corpo e aspecto físico!

Festas Felizes

Etelvina e Filipe

Written by Etelvina e Filipe