Protein Farts! (gases) Quem nunca?!

Olá amigos, hoje falamos de um tema que assola muita malta de ginásio! Rsrsrsrs
E vamos também dar uns conselhos de como contrariar esse problema!

“Soltar o gás”, “peidar-se” ou falando mais tecnicamente, flatulência ( acho que perceberam o filme 😛 ).

Todos nós o fazemos, mas é daqueles assuntos que ninguém fala! Pelo menos não abertamente! Então que pior altura para acontecer, senão a meio de um treino? não há dúvidas que a pessoa ao pé de ti irá cheirar esse silencioso mas mortífero assassino! Eheheheh

Para além destas situações desagradáveis, a flatulência também provocará desconfortos intestinais..

Estima-se que em média uma pessoa “solte o gás” catorze vezes ao dia, agora se isso te costuma acontecer muito mais vezes que isso, então este artigo é definitivamente para ti! 😛

GASES E A MALTA DO FERRO

Uma das razões para a malta de ginásio “sofrer” deste síndrome, pode ter que ver com a alta ingestão de proteínas.
Como devem saber, as proteínas demoram tempo a serem “partidas” pelo nosso organismo, uma das principais vantagens é o aumento da termogénese corporal, ou seja, o corpo usa mais calorias para digerir os alimentos, mas por outro lado, essa demora na digestão pode resultar em mais gases.

Depois em certos casos o alto consumo de proteína e baixo em hidratos (dietas de cutting) pode levar a défices de fibras na alimentação, o que faz com que a pessoa para além dos gases, possa também ter prisão de ventre.
Adicionalmente a dietas altas em proteínas, a libertação de gases pode ser pior, se parte deste consumo de proteínas forem provenientes de batidos de whey e/ou caseínas, isto devido ao conteúdo de lactose que podem ter.

COMO MINIMIZAR

E agora, põe-se a questão, como minimizar a maldita flatulência?!

1-SE CONSOMEM WHEY COM REGULARIDADE

E desconfiam que podem ter gases devido a isso, optem por proteína mais isolada (ver aqui) em vez de concentrada (ver aqui), fazendo esta troca os níveis de lactose irão baixar consideravelmente.
Provavelmente esta poderá ser essa a razão da flatulência em excesso!

2– ALIMENTOS/SUPLEMENTOS PROBIOTICOS

O mais acessível e conhecido é o iogurte, que sendo derivado de leite fermentado, contém bactérias e fungos benéficos ao nosso organismo.
Mas atenção, não vão pelo marketing das publicidades (“bifidus activ..”, “Activ…”, “Bios…” bla bla, etc), muitos desses são carregados de açucares ou adoçantes artificiais! Quanto mais natural melhor!
A nossa preferência vai para o grego ligeiro do LIDL, não tem sabor?!
Façam vocês próprios o sabor, adicionando fruta ou adoçantes naturais, manteiga de amendoim etc

A nível de suplementos, deixamos o link de um que favorece bastante a flora intestinal e que provavelmente já ouviram falar, a inulina ver aqui

3- AUMENTAR O CONSUMO DE FIBRAS

Como dissemos lá atrás, em muitos casos o corte nos hidratos tem como consequência o défice de fibras na alimentação, como tal, apostem nos hidratos mais fibrosos como alimentos integrais. Podem também juntar na vossa alimentação, o farelo de trigo (compra-se em qualquer hipermercado na parte da dietética) e ou suplementos de fibra como o Diet fiber (Ver aqui)

 Dica de consumo, adicionar em iogurtes e batidos!

4- AUMENTAR O CONSUMO DE ENZIMAS DIGESTIVAS

O organismo pode estar com mais dificuldade em partir e absorver as proteínas e nutrientes que está a ingerir, este tipo de suplemento pode beneficiar, caso haja défice de enzimas no organismo (dietas altas em proteínas podem levar a isso), deixamos aqui o link das que nós usamos com mais frequência Enzimas Digestivas (ver aqui)

5 – TOMAR, INFUSÕES COM PROPRIEDADES CARMINATIVAS!

WHAT?! Ou seja, existem plantas e ervas que tem propriedades carminativas (ajudam a eliminar gases do tubo digestivo), tais como erva-doce, camomila, hortelã, louro, gengibre, magnólia, noz-moscada, erva-cidreira, alcachofra, entre outras.

A que usamos regularmente é o gengibre, é uma raiz, mas possui propriedades carminativas, e auxilia no processo de digestão dos alimentos, obviamente que se utilizado em excesso pode causar irritação estomacal ou até mesmo azia, normalmente usamos em infusões (ver aqui) ou na confecção de alguns pratos.

E é assim malta, esperamos que este artigo vos seja útil! Embora não admitam abertamente, acreditamos que afete muitos de vocês! Eheheheh!

Abraços e beijinhos | PFC

REFERENCIAS:

http://journals.lww.com/eurojgh/Abstract/2008/05000/Effects_of_ginger_on_gastric_emptying_and_motility.11.aspx
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3705355/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19152478

Written by Power Fit Couple