Mulheres e o treino de peito (Sim, não, porquê?)
Já há muito tempo que não fazia um treino “matinal”, por norma treinamos sempre ao fim do dia, mas ontem estive a trabalhar até muito tarde e então o treino teve de ficar para a hora de almoço.
Foi dia de peito ombros e tríceps, e aproveitando o tempo extra que tenho hoje, vou responder a mensagem de uma leitora, sobre como contornar a perda de seios, quando se perde bastante gordura.. (JÁ tinha falado anteriormento sobre isto aqui)
Para além da razão óbvia, que é o facto de gostar de tudo que seja treino de membros superiores e treinalos com tanta dedicação como treino outros grupos musculares, eu treino peito porque preciso de os treinar.
PRECISAS? COMO ASSIM PRECISAS TREINAR PEITO?
Já sei que as opiniões se dividem em relação a se é ou não essencial para uma mulher treinar os músculos peitorais, eu e outras mulheres já ouvimos de tudo…
Mulher não precisa treinar peito, porque é coisa de homens, ou pior, mulher que treina peito fica com peito igual a homem.
Esquecem-se que uma mulher tem um metabolismo / organismo/ sistema hormonal que é completamente diferente dos homens, logo mesmo a treinarem da mesma forma nunca obteriam os mesmos resultados.
Há quem não goste de treinar peito, assim como eu confesso que não sou muito fã de treinar gémeos, e a minha “falta de dedicação” para com este músculo tão pequenino nota-se perfeitamente no aspeto geral da minha perna, cujas coxas são bastante grandes e os gémeos muito pequenos, não há uma proporção equilibrada, tornando-se um pouco desarmonioso.
Podia desculpa-me com a questão da genética africana não abonar a gémeos grandes, bla, bla, bla, só eu sei que posso fazer melhor!
O que quero dizer é que qualquer mulher, mesmo que não treinam musculação, sabe que pelo facto dos seios serem constituídos por gordura, quando começamos a emagrecer, umas das coisas que começamos logo a notar é que as costelas ficam bastante visíveis.
A lógica da coisa é simples, perdemos a gordura veem-se os ossos do externo, os seios diminuem de tamanho e ficam as peles penduradas!
Não é drama é a realidade de qualquer mulher que eventualmente perca gordura.
Agora se incorporamos o treino de peito na nossa rotina…
O que acontece é que visualmente, perdemos a gordura, mas não se veem os ossos do externo, porque a massa muscular está em cima para tapar, os seios ficam mais pequenos, mas não ficam as peles penduradas, pois o músculo do peito está por baixo do seio e vai preencher parte do volume que perdemos (apenas parte é claro) e por fim como a massa muscular é mais rija dá a a ilusão de que o seio está mais durinho..
Eu tenho vindo a perder gordura corporal gradualmente nos últimos 3 anos, tenho vindo a ganhar massa muscular, e ficando cada vez com menos peito, tenho perfeita noção que sem o treino de peito na minha rotina, o meu aspecto seria totalmente outro.
Apenas digo que o um bom sutiã (que seja push up), passa a ser um dos vossos melhores amigos, isto se já não o era antes kkkkk. Até que um dia o troquem por umas próteses de silicone.
Enquanto isso não acontece, treinar peito é uma forma de visualmente, manterem um bom aspeto, não se preocupem que ganhar massa muscular nessa zona ou em qualquer outra, não vos transforma em homens, a não ser que andem metidas com outras paradas.
EXERCÍCIOS
Bem em relação aos exercícios da minha rotina, aposto em 2 nos básicos e depois complemento com um terceiro. Series de 4, entre 8 a 10 reps
Supino RETO com a barra (ou com alteres)
Supino INCLINADO com a barra (ou com alteres)
Fundos, peck deck, flexões(depende da disposição)
Porque?
O supino reto trabalha todo o grupo muscular do peitoral, que por sua vez é o que vai ajudar na sustentação dos nossos seios.
Já o supino inclinado dá ênfase na região superior do peitoral, vai ajudar a criar massa muscular para suavizar aquela zona, onde há transição do peito para o seio, que é onde por norma quebra / descai, penso que dá para entender.
LEMBRE-SE QUE:
O supino mobiliza e fortalece não apenas os músculos peitorais mas também os deltóides e o tríceps.
Lembre-se sempre que treinar os músculos do peitoral tem uma função muito mais ampla do que a estética e que estes são músculos auxiliares em muitos outros movimentos dentro da pratica de musculação.
Mas lá está é uma questão de opções e eu quero apenas partilhar a minha.
Vou deixar uma foto, para tentar ilustrar o meu caso, mas se o Filipe concordar, mais logo fazemos um vídeo onde poderei mostrar o meu seio em mais detalhe kkkkk, Brincadeirina 😛
Tenho a certeza que este tema pode ajudar muitas meninas na mesma situação…
Beijocas
PFC
Olá 🙂
Já fui da opinião de que “mulher não treina peito nem braços, só perna e glúteo” até ao dia em que comecei a treinar “a sério”. E sinceramente, na minha opinião actual, não há nada mais bonito que um braço bem definido….adoro, adoro adoro. No meu plano de treino tenho dias somente dedicados aos ombros, braços e peito…e não há treino que me dê mais gozo fazer (ah!!!! e estou muito longe de me transformar em homem). O “push up” sempre foi um grande amigo meu mas agora então, somos inseparáveis ahahah :p
Mas como em tudo na vida, não podemos gostar todos do mesmo.
Beijinhos e parabéns pelo vosso blog que é fantástico
Olá Vanessa,
é verdade acho que a grande maioria das mulheres, quando começa a treinar, acaba por ter essa ideia pré concebida! mas como tu dizes não podemos gostar todas do mesmo… e se assim fosse, este mundo seria muito chato! 😛
Beijinhos,bons treinos e muitos gains 🙂