Lesões de razão biomecânica são super comuns na vida de um atleta, podem acontecer pelas razões mais inesperadas, quando damos por ela.. Já fostes!
Por isso desengane-se quem pensa que estas só acontecem no treino..

COMO TRATAR?

1. Identificar o tipo e grau da lesão..
2. Fazer ecografia para determinar o local exato da lesão.
3. Tratamento efetivo com recurso ao descanso, gelo, fisioterapia /osteopatia e medicação para controlar as dores, se necessário (ler mais sobre este tratamento aqui)

Obs:
Ainda em relação ao tratamento com recurso à aplicação de frio, para quem tem possibilidade, aconselhamos critorapia localizada, na zona de Leiria apenas conhecemos o tratamento do ‎Spa & beyond localizado no Your Hotel & Spa Alcobaça, ler mais sobre este tratamento aqui  mas apenas gelo também serve

COMO EVITAR LESÕES CRÓNICAS

Num estiramento muscular a cicatrização do tecido provoca fibrose, é imperativo que essa fibrose seja desfeita (tratada) como recurso a massagens miofasciais, blading ou outras técnicas que permitam desfazer a massa gerada pela cicatrização (fibrose) pois caso não se faça para além da possibilidade do músculo tornar-se encurtado, há ainda grandes chances de poderem ocorrer novas lesões na área circundante!

ALONGAMENTOS

Exercícios de alongamento podem ajudar a prevenir as lesões, pois músculos mais alongados são menos susceptíveis a lesões, no entanto não significam que essas não ocorram..
Se acontecer não há “nada” a temer, há que agir para depressa recuperar… ler mais sobre benefícios dos alongamentos aqui

Uma advertência que damos é que reserve um dia dedicado ao treino de alongamento e ou flexibilidade, ao invés de o fazer em dias de treino de musculação, apenas porque tanto o treino de musculação como os alongamentos em si esforçam  as fibras musculares.

Fica aqui um resumo em poucas palavras que esperam que seja útil para alguém 😉

 

Written by Etelvina e Filipe