Diferenças entre Chá, Infusões e Tisanas

Há algum tempo atrás postamos um tema sobre os chás e infusões de ervas que costumamos beber cá em casa (reler aqui).

Houve um a leitora que comentou que achou engraçado o fato de nesse tema termos feito a distinção entre chás e infusões.. Então resolvi escrever esta publicação :).

O mundo do chá é bastante vasto e quase como o de um bom vinho, embora haja quem prefira o vinho, não os condeno! Até porque também gostamos de apreciar um bom vinho 😛

O vinho por exemplo, vem da uva (o que é feito com uvas) e é geralmente classificado de tinto, branco, verde ou rosé. Da mesma forma todos os chás provêm da mesma planta, a Camellia Sinensis  depois são classificadas por verde, preto, ou branco, o que diferencia é a maturação da planta no momento da colheita.

Em relação ao chá vermelho, este vem de outra planta, o Rooibos que é um arbusto da família das leguminosas.

Chamando as coisas pelo nome..

Embora estejamos habituados a chamar tudo de chá, na realidade apenas se deveria chamar de chá a infusão das folhas, flores, ou raízes de planta do chá, a Camellia sinensis.

Sendo que todas as outras bebidas a que chamamos de chá deveriam chamar-se de infusões, que é o processo de fabricação de bebidas, sem valor calórico, através da imersão de substâncias aromáticas em água quente ou a ferver.

As bebidas mais conhecidas deste processo são:
O café – bebida feita com as sementes do cafeeiro (existem 103 espécies).
O chá – infusão das folhas, flores, raízes de planta do chá a Camellia sinensis.
A tisana – infusão de ervas em grande parte com efeitos medicinais, as mais comuns são a camomila, erva-cidreira, tília, menta, limão, flor de laranjeira, etc.

E assim fica a distinção feita 🙂 Interessante não é?
Bjs Etelvina

Written by Power Fit Couple