CONSUMO DE OVO – Ganhar vs Perder peso

Comer muitos ovos é prejudicial à saúde pois aumentam os níveis de colesterol.

Durante muito tempo era nisto em que acreditavam a maioria das pessoas, aliás, ainda hoje e após os mais variados estudos em relação ao consumo de ovo é comum haver quem fique espantado quando dizemos que cá em casa consumimos em média 6 ovos por dia!

“A sério tantos ovos?? Olha que isso faz-vos mal!

OVO E O COLESTEROL 

Bem o certo é que essa crença, não só já caiu por terra, como está mais que provado que o colesterol presente na gema de ovo para além de influenciar pouco o colesterol na circulação sanguinária é ainda essencial para produção de varias hormonas como por exemplo a testosterona, ou seja, o ovo não é nenhum vilão como muita gente pensa, mas sim um “herói” nutritivo!

Por falar em nutrição, hoje queremos partilhar convosco a diferença entre o consumo de ovo quando estamos em “dieta” para aumento de peso VS perda de peso.

Resumindo a diferença está na gema ☺
Vejam a imagem abaixo

Nenhum dos lados é mais certo que o outro, mas o que todos sabemos é que quando queremos perder peso (gordura corporal) temos que entrar em défice calórico, logo reduzir a ingestão calórica, principalmente as calorias provenientes dos hidratos e gorduras e aumentar o consumo de proteína.

OVO E A PERDA DE PESO

Aumento de proteína na dieta, contribui para a sensação de saciedade e diminuição do apetite, e ao mesmo tempo aceleram o metabolismo uma vez que exigem do organismo energia extra para a sua metabolização isso tudo significa uma maior queima de calorias.

No caso dos ovos, a clara é riquíssima em proteína mas a gema para além da proteína é também rica em gordura e é notória a diferença calórica quando as retiramos algumas gemas da equação.

Logo se num cenário de perda de peso a melhor estratégia está na redução calórica, definitivamente devemos retirar algumas das gemas e consumir maioritariamente as claras que por si só já são um sonho com ZERO gordura poucas calorias, excelente fonte de vitamina B12, vitamina B5, vitamina B2, selénio triptofano.

Atenção não há nada de errado com a gema de ovo, elas são ricas em micronutrientes, para além de ótimas fontes de proteína, gordura e vitaminas, conforme já falamos em cima, não afetarão o colesterol como muitos ainda creditam.

 CLARAS DE OVO – OPÇÕES 

É um “crime” termos de as descartar em cut, felizmente para isso não acontecer é possível comprar pacotes de claras, praticamente em qualquer supermercado físico ou on-line, existem também outras opções para consumo de claras, sem ser em formato liquido, como por exemplo em proteína em pó de clara de ovo, a albumina, ideal para fazer batidos, ou até mesmo bolachas.

Vamos deixar em baixo uma seleção de alguns produtos ricos em clara de ovo e também duas opções de substitutos de ovos, neste caso indicados para os veganos, podem encontrar estes e mais produtos à venda na Prozis usar o nosso código de desconto POWERF para 10% desconto direto.

Bem meu povo, e este o tema de hoje! Esperamos que seja útil

Bjs e abraços

Etelvina e Filipe

Written by admin