AS FIBRAS COMO REGULADOR INTESTINAL

Haverá forma melhor de começar o dia que com um sumo verde verdadeiro? Digo verdadeiro porque este fui eu que fiz, em casa sem desperdícios de alimentos e ficou uma delicia e cheio de nutrientes ☺ Mostrei a receita no stories, vem ver (link)!

No batido tenho tudo o que preciso para começar o dia, proteína, alguns hidratos e uma carradas de micronutrientes por conta da maça do espinafres da cenoura para não falar da fibra. Ontem no blog falamos sobre os benefícios da glutamina na saúde do nosso trato gastrointestinal (link), mas enquanto a glutamina promove regeneração, o consumo adequando de fibras é igualmente importante para o correto funcionamento da nossa microbiota.

Mas antes disso, porquê fazer um batido com proteína? Não poderia apenas usar as frutas?

PROTEÍNAS

O consumo adequado de proteínas é importante para a manutenção da massa muscular, não esquecendo do efeito térmico deste macro nutriente (o nosso corpo gasta em média 2 a 3 vezes mais energia para digerir a proteína do que os hidratos ou gorduras) já falamos sobre isto aqui no blog.

FIBRAS

O consumo de fibras também é relevante. Com a redução de peso, há a redução de leptina e aumento da grelina, hormona que controla a nossa saciedade/ apetite, (ler mais aqui)
A fibra também ajuda e muito a controlar os níveis de glicose, insulina e influenciam na nossa microbiota, então alimentos ricos em fibras como a maça e espinafres são super interessantes.

Ontem falamos sobre os benefícios da glutamina na saúde do nosso trato gastrointestinal, mas enquanto a glutamina promove regeneração o consumo adequando de fibras é igualmente importante para o correto funcionamento da nossa microbiota. As fibras funcionam como regulador intestinal uma vez que ajudam o intestino a processar de melhor forma os alimentos ingeridos, promovendo a correta distribuindo dos nutrientes. Ela também auxiliam no processamento do bolo fecal para que esse siga seguir o fluxo normal e não fique preso nas paredes do intestino, que é a causa das famosa prisão de ventre ou obstipação.

FIBRAS vs GLUTAMINA

Através do consumo regular de hortaliças como o espinafre e de alimentos ricos em proteína conseguimos obter uma boa dose glutamina suficiente no organismo.

Por exemplo

Em 100gr de whey obtemos entre 12 a 15gr de acido glutamico que é percursor de glutamina (é das proteínas mais ricas nesse aspeto) Ou seja se ingerirmos uma média de 150gr de proteínas diariamente que é o valor adequado para alguém com 70kgs de peso corporal (Etelvina) provavelmente já estou a atingir os valores mínimos de glutamina, suplementar com 5 grs diárias é só um suporte.
O recomendado para o intestino funcionar bem é ter mais de 20gr diárias de glutamina.
Ver lista de boas fontes de proteína

Cuidar da nossa saúde intestinal é fundamental. A microbiota é importante para a regulação da atividade metabólica e de diversas hormonas, influenciado na ingestão de alimentos e regulação do nosso apetite que pode em muito se alterar a resposta a dieta e comprometendo os nossos resultados sejam eles perda ou ganho de massa muscular.

VOLTANDO AS FIBRAS

Frutas como a maça que é rica em pectina, uma fibra solúvel (ler mais aqui) leguminosas, alimentos integrais como o arroz integral, ou ate massa integral, são excelentes fontes de fibras, depois temos também a aveia que é boa fonte de fibra e em último caso, poderemos optar por farelo de trigo, o acai para misturar em batidos e/ou iogurtes ou até mesmo suplementos😉
Escusado será dizer que de nada adianta consumir fibra se não tiver um consumo adequado de água.

Conseguem perceber a ligação / distinção entre a glutamina e as fibras? Ou seja  não é só tomar glutamina e pronto 😛

Maltinha fica assim concluído o tema de hoje e esperamos que como sempre seja útil.

Aproveitamos para relembrar que todos os produtos que usamos obtemos no site da Prozis Portugal e poderão ter um desconto de 10% + ofertas (que terminam dia 26) com a utilização do nosso código de desconto POWERF 😉

 

Beijinhos e abraços
Etelvina e Filipe
Written by Etelvina e Filipe