Pensas que sabes o que é o fitness?

A ideia que as pessoas tem sobre fitness pode estar “complemente errada”

Quando pensa em fitness que imagem lhe vem a cabeça? 6 pack? Definição muscular? Vascularidade? Tudo em simultâneo e ao mesmo tempo muita massa muscular?
Será que é isso que ser fitness realmente significa? Já não é a primeira vez que falamos sobre este tema no blog (fitness ser ou estar).

Mas para última publicação de 2015 queremos novamente abordar esta questão e desejar que 2016 seja ano em todos possamos sem fitness, mas no verdadeiro sentido da palavra.

O significado literal da coisa é apenas o seguinte:
Fitness “estar em boa forma física e mental “. – preparado, apto, digno, capaz, saudável.

Por norma quando as pessoas enveredam pelo estilo de vida fitness, na maioria das vezes fazem-no porque querem perder peso e tornarem-se magras e com magras quero dizer com menor quantidade possível de gordura.

Basicamente, para muitas mulheres não faria sentido começar um plano de dieta se não achassem ou sentissem que deveriam emagrecer.
Já os homens pensam de forma diferente, GAINZ!! não querem apenas ser musculados, mas querem ser grandes e secos, e ripados, e vascularizados e etc.

Quem nunca? Quem nunca pensou, quis ou até mesmo tentou levar o corpo ao extremo com objetivo de ficar o mais parecido com os modelos? Seja de fitness ou de moda?
Durante algum tempo, fiz trabalhos como modelo e sei o stress que é ser magra e manter-me magra!

Ok! A indústria da moda bombardeia-nos com o estereótipo de que ser magras é o tipo de corpo ideal e quanto mais magras melhor, é verdade!
Mas a questão é que a “ indústria do fitness” também passa-mos muitas vezes a ideia de que quanto mais secos, mais fitness somos, mas na maioria dos casos não é abordada a questão de até que ponto devemos ser secos!

Para as pessoas que fizeram dieta, reduziram drasticamente a sua percentagem de gordura corporal e atingiram ou chegaram bem perto dos espeto físico dos fitness models que vemos lá fora, sabem bem que é impossível manter a massa muscular (a nível de tamanho) e força e performance desportiva nessa fase, as vezes até nem há energia, nem mesmo para treinar.

PORQUE?

Porque o nosso corpo precisa da gordura! Sim a gordura é necessária em diversos processos, é necessária também para manter a nossa performance, inclusive para manter o sistema hormonal a funcionar corretamente.
Demasiada gordura corporal, acarreta doenças e pode matar mais o inverso também não é saudável, nas mulheres por exemplo, uma das consequências de baixar em demasia o nível de gordura, é poderem deixar de ter o período menstrual.

O motivo pelo qual vemos atletas super ripados e que continuam a ter uma “excelente” performance atlética, não deve ser completamente novidade.
Embora muitos gritem aos 7 ventos sou natural, sou natural, apenas pergunto, se o és porque a necessidade de tanta repetição do quão natural és? Quem não deve não teme certo? mas esse não é o tema.

Voltando ao cerne da questão, até mesmo os bodybuilders gigantes, perdem performance atlética quando descem a massa gorda abaixo de um certo nível, ter muita massa muscular por si só não significa ser melhor atleta.
Logo a ideia que que muitos concebem sobre o que significa ser fitness não tem que a ver com fitness mas sim apenas com estética!

Atenção não estamos a dizer que há algo errado em gostar de ter boa estética, mas apenas que o verdadeiro sentido da palavra ser fitness significa ser rápido, ágil, ter coordenação, ser forte, ter endurance, resistência, ser flexível em suma estar apto a desempenhar atividades exigentes porque se esta com um bom condicionamento físico.
Como podem ver tudo o que listei atrás não tem nada que ver com aspeto / aparência física, mas sim performance! E é óbvio que ter melhor aparência física não nos faz ser melhor ou pior em determinado desporto / atividade, não é a aparência que nos torna mais aptos logo mais fitness.

O ser humano é vaidoso por natureza e a maior parte das pessoas que frequentam um ginásio fazem-no para terem melhor aparência física e com isso sentirem-se melhor na sua pele.

Se esse é o seu caso o nosso desejo para 2016 é que foquem o vosso treino em mais do que apenas o especto físico, foquem na vossa performance atlética?
Agora vocês perguntam porque? Se a estética é o meu objetivo final?

E nós respondemos, simplesmente porque quando nos alimentamos e treinamos de forma favorável a melhorar a nossa força, rapidez, agilidade, endurance e todos os outros aspetos que nos tornam mais aptos atleticamente (aka fitness) vamos conseguir com certeza um melhor corpo, com uma melhor composição, melhor aparência e de forma sustentável.
E sustentável é a palavra-chave!

Penso que todos queremos resultados que perdurem, certo?
Dietas lowcarbs com muito poucas calorias, restrição alimentar a frutas e outros hidratos, programas de treino insanos realmente dão resultados rápidos, mas não são resultados sustentáveis, até podemos ficar com todos ripados, etc., mas com isso vem outras debilidades e desequilíbrios hormonais e para alguns distúrbios alimentares e obsessões, já ouviram falar em ortorexia e vigorexia? Go Google it, para não falar da questão de que não é um progresso sustentável pois por norma assim que retornarmos a rotina aquele especto perde-se, porque é apenas estético e logo temporário (a não ser que…)

Em 2016 foquem-se sem ser melhores de dia para dia, foquem-se em ser fitness no verdadeiro sentido da palavra e não apenas em perder peso ou terem corpos iguais aos modelos “fitness”.

Façam musculação, façam cardio, façam alongamentos, façam toda uma reeducação alimentar e treinem com afinco!
Porque ao tornarem-se mais aptos para além da melhoria da performance atlética e do bem-estar a melhor composição física e estética vem junto e de forma sustentável. É uma consequência doce e é simplesmente inevitável.
Que o vosso ano 2016 seja glorioso e fitness

Beijinhos e Abraços
PFC

Written by Power Fit Couple