REDUZIR A RETENÇÃO DE ÁGUA

Hello girls! Vamos falar sobre retenção de líquidos?
Sabem aquela sensação de inchaço ao final do dia, que perece que engordamos horrores sem ter feito nada de especial, ter a pele grossa sem aparente razão?

Existem vários motivos para que isso aconteça, que podem passar pelas nossas escolhas alimentares ao longo de um dia, pouca ingestão de líquidos e até mesmo oscilações hormonais.
Mas antes de entrar no tema, gostava de frisar que ter retenção não é nenhum problema grave, até é algo bastante normal.

Por mais estranho que pareça, ter uma pele super fina como por exemplo a que vemos em atletas de culturismo quando estão perto de uma competição não é sinónimo de saúde, é apenas uma condição física conseguida através de processos de desidratação que esses atletas apenas conseguem manter por curtos períodos de tempo, (horas ou dias).

Mas não desesperem, porque é possível ter uma pele de aparência mais fina, só não vamos é confundir as coisas 😉
Por falar em confundir, não sei vão concordar comigo, mas tenho a sensação que é fácil para algumas pessoas confundir a retenção de água com o “excesso” de gordura corporal.
Então para o tema de hoje vamos falar sobre quais as diferenças entre retenção de água e gordura e o que podemos fazer para amenizar o problema e ter uma pele com aspeto mais liso e fino.

RETENÇÃO DE ÁGUA

O nosso corpo faz os possíveis para manter o equilíbrio correto de água, quando ingerimos água parte dela é destinada para uso nas funções biológicas como por exemplo a hidratação, eliminação de toxinas através dos rins que são depois expelidas pela urina etc.
A questão da retenção de água acontece quando há excesso de sódio na nossa alimentação, isto porque de uma maneira bem simplista o que o sódio faz é “segurar” a água no nosso organismo fazendo com que haja um maior volume de líquidos e esse excesso é uma das principais causas da famosa retenção de líquidos.

REDUZIR A INGESTÃO DE SÓDIO

Muito provavelmente, deves ter pensado que a solução passa por eliminar o sódio da tua alimentação, mas acontece que o sódio está implicado em muitas reações bioquímicas importantes, como por exemplo a contracção muscular e transmissão de impulsos nervosos, etc., logo não podemos simplesmente retira-lo da nossa alimentação, mas podemos adequar a ingestão através da alimentação, isto porque o sódio não está apenas presente no sal de cozinha, mas também em muitos do alimentos, principalmente nos mais processados.

Alimentos ricos em sódio:

Fontes naturais: Sal de cozinha, alguns mariscos, como o caranguejo e o mexilhão, alguns peixes como o salmão e a pescada…
Processados: Molho de soja, enchidos em geral, enlatados, temperos (caldos de sabor, sopas prontas), molhos tipo ketchup, mostarda, maionese, Bolachas e bolos, Fast-food em geral, Manteigas e margarinas etc.

AUMENTAR A INGESTÃO DE LÍQUIDOS.

Para trabalhar corretamente os nossos rins precisam de um fluxo constante de água, se estivermos pouco hidratados, não faz sentido para o nosso organismo deitar fora a pouca água que têm disponível, ou seja quanto menos água bebemos, mais retidos ficamos, lembrando que é através da urina que os nossos rins expelem o sódio em excesso e que a molécula de sódio agarra-se a água… aumentar a ingestão de água é fundamental para reduzir a retenção!

AUMENTAR A INGESTÃO DE POTÁSSIO

A ação do potássio é muito interessante, porque ao contrário do sódio que em excesso promove a retenção de água, o potássio auxilia os rins a expelir com maior eficiência, através da urina, parte do sódio que está em excesso, e reduzindo o sódio faz com que o nosso corpo fique com a quantidade certa de água.

Aumentar-mos a ingestão de potássio quer por via da alimentação ou suplementação é um bom trunfo, mas ainda há outros.

Alimentos ricos em potássio

Batata, beterraba, espinafres, rúcula, melão, meloa ananás, morangos, amêndoas, aveia, banana, frutos cítricos..

USO DE CHÁS DIURÉTICOS

O uso de chás, como por exemplo a cavalinha, hibisco, pode ser de grande ajuda, porque para além de ajudar, a quem não gosta assim tanto de água, a aumentar ingestão de líquidos, as propriedades destas ervas estimulam a diurese.
Tenho um tema aqui no blog, sobre quais as minhas combinações de ervas favoritas e como preparar a infusão.[LINK] Embora, como vocês sabem eu prefira fazer a minha própria infusão de ervas, mas também há possibilidade de comprar cápsulas com os estratos de algumas ervas e diluir em água vou deixar alguns exemplos em baixo.

ALTERAÇÕES HORMONAIS

Nós mulheres produzimos algumas hormonas e quantidades maiores que os homens, como por exemplo o estrogénio e a progesterona, e principalmente nas alturas perto do nosso ciclo menstrual é comum que estejamos mais inchadas do que o normal, já repararam nisso?

Pode haver outras causas, como por exemplo efeito secundário de alguma medicação como a cortisona, mas nesse caso o melhor a fazer é consultarem o vosso médico.

RETENÇÃO VS GORDURA

Sim é possível ter a pele mais fina (nunca ao nível de um atleta de culturismo, antes de subir ao palco) mas isso vai depender de dois fatores muito importantes alimentação (evitando excesso de sódio) e da quantidade de água que ingerimos diariamente (manter o equilibro de líquidos no corpo e expelir o excesso de sódio de forma eficaz), se estes dois pontos estiverem alinhados vamos ver a nossa retenção diminuir.

No entanto não vamos confundir retenção de água com gordura corporal.
Muitas vezes eu gosto de pensar que estou mais retida, quando na realidade estou é com mais gordura corporal! Tenho a certeza que isso não se passa apenas comigo ☺

Quanto mais baixa for a nossa percentagem de gordura corporal mais fina e lisa será o aspecto da nossa pele, portanto precisamos perder gordura, para aparentarmos ser menos retidos, muitas vezes é tudo uma questão visual.. isto tudo para dizer que de nada adianta ter uma percentagem alta de BF, para as mulher por exemplo acima dos 15% e pensar-mos que os nossos abs não são visíveis porque estamos retidas…
Temos mesmo é de fazer dieta 😉

RETENÇÃO VS GORDURA

Uma forma fácil de distinguir se é gordura ou retenção é ter em atenção se as mudanças na nossa pele são constantes ou drásticas (de um dia para o outro) que muito provavelmente foi causado por um aumento na ingestão de sódio devido a opções alimentares fora da rotina, nada que não seja revertido rapidamente. Agora se for persistente é mesmo gordura ☹ Não vale confundir uma coisa com a outra coisa!

CUIDADOS ESTÉTICOS

Algo que nos pode ajudar a ter uma pele com aspecto mais firme para além de hidratar com um bom creme, é ter os níveis adequados de vitaminas A e E , bem como os níveis adequados de proteínas, para promover a produção de colagénio e já sabem como o colagénio é importante para uma pele saudável 🙂

Pronto malta, dou por encerrado este tema, como sempre espero que ajude alguém desse lado.

 

Vou aproveitar para relembrar as nossas ofertas desta semana na prozis Portugal com o código POWERF, dando destaque para oferta das saquetas de proteína em pó!
Podem consultar as restantes ofertas clicando aqui [link] ou acendo ao banner na lateral do blog 😉

Beijos Etelvina

Written by Etelvina e Filipe