A Grelina! A hormona da fome

Sabiam que existe uma hormona conhecida como a hormona da fome? E que esta hormona está diretamente ligada ao facto de ser aconselhado a quem quer perder peso comer de 3 em 3 horas.Pois é no nosso organismo nada acontece por acaso..
O que é a grelina?
Ora bem a grelina é uma hormona produzida principalmente nas células do estômago e assume diversas funções na regulação do apetite e sensação de fome, em suma a grelina é uma das formas que o nosso corpo usa para nos comunicar quando está a precisar de nutrientes.
Porque hormona da fome?
Tem tudo que ver com o facto de a sua secreção começar quando o estômago esta vazio.
Quando temos fome, ou estamos prestes a comer, ou até somente a pensar nisso, o nosso organismo liberta a grelina. Esta hormona viaja até ao hipotálamo e lá estimula o neuropeptídeo Y, que desperta ou aumenta o nosso apetite e com isso diminui a queima metabólica.
Depois desse processo, assim que ingerimos alimentos, os níveis de grelina baixam, e é gerada aquela sensação de saciedade. Super interessante não é?
Grelina VS Lepetina
Em condições normais a grelina é um regulador do peso corporal, seus níveis aumentam quando conseguimos perder peso e diminuem quando o ganhamos.
Supostamente a grelina deveria funcionar em perfeita harmonia com a leptina, que é produzida em quantidades maiores quando acumulamos gordura, ajudando o nosso corpo a controlar o apetite e a perder peso.
No entanto, existem pessoas com deficiências no metabolismo da grelina, e como consequência com deficiências também a nível da produção de leptina ou seja apesar de acumularem peso (gordura), a hormona não é produzida em quantidades suficientes para o cérebro possa compreender que deve controlar o apetite.
Porque comer de “3 em 3” horas?
Ora bem se a produção de grelina aumenta quando estamos de estômago está vazio, isso só pode significar que o corpo produz grelina de acordo com o nosso relógio interno.
E se os níveis de grelina só voltam a descer quando corpo recebe nutrientes que satisfaçam as suas necessidades, logo comer de 3 em 3 horas, ou melhor dizendo, não ficar longos períodos de tempo sem comer é uma forma de manter os níveis de grelina baixos.
Já falamos {aqui} que o importante não é comer de 3 em 3 horas, com extrema pontualidade, mas sim manter o organismo correta e regularmente nutrido.
Como pode uma dieta desiquilibrada, desregular a hormona da fome?
– Não comer hidratos de carbono ou proteínas suficientes.
Os hidratos de carbono, de boa qualidade assim como os integrais suprimem a grelina mais depressa e mais intensamente uma vez que promovem a saciedade (daí ser importante não cortar hidratos quando se está em dieta!!)
A proteína provoca uma diminuição mais lenta da grelina, mas mais prolongada.
Já as gorduras são incomparavelmente menos eficazes a suprimir a grelina.
– Dietas extrema e/ou saltar refeições.
Ansiar a perca rápida de peso, recorrendo a dietas extremas ou “bebidas” para substituição das refeições e com isso cortar drasticamente as calorias vai deixar-nos mais susceptíveis a ação da grelina, pois o mais provável é estarmos sempre com fome, ou seja é apenas um tiro no pé!
Como gerir a ação da grelina perca de peso?
Podemos começar por não ceder à tentação de perder peso demasiado depressa, eu sei! queremos resultados para ontem! Mas.. quando restringimos demasiado a ingestão calórica, exacerbamos a resposta da grelina, logo nunca teremos os resultados que queremos.. E mesmo que consigamos perder peso, essa perda será maioritariamente em massa muscular...
Se optarmos por perder peso de forma mais lenta, sem cortes drásticos, com uma dieta que favoreça a sensação de saciedade, ou seja uma dieta rica em fibras e com hidratos de boa qualidade, o apetite será menor e mais fácil de resistir e ao perder peso, muito provavelmente será maioritariamente em gordura corporal. será mais lento, mas os resultados serão consistentes…
Nada como consultar um especialista na área para encontrar a dieta que melhor se adapta aos seus objetivos e obviamente fazer exercício regular.
Beijinhos e abraços
PFC